6 de fev. de 2010

UMA REVELAÇÃO ACERCA DA MORTE DE CRISTO PARA NOS SALVAR

Da mesma forma que o santuário terrestre servia como maquete do templo celestial onde Jesus agora ministra por nós, os serviços efetuados no santuário terrestre eram "cópia e sombra daquele que está nos céus" (Hebreus 8:5).
Mas, há uma diferença marcante: os sacerdotes que serviam no templo terrestre não podiam perdoar por si mesmos os pecados, mas a cruz de Jesus "apareceu uma vez por todas no fim dos tempos para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo". (Hebreus 9:26)
O livro de Levítico, no Velho Testamento, descreve em detalhe os serviços efetuados no santuário. Os ritos cerimoniais eram divididos em duas partes: os serviços diários e os serviços anuais .
Nos serviços diários, os sacerdotes ofereciam sacrifícios pelo indivíduo e por toda a congregação.
Quando uma pessoa pecava, ele trazia um animal sem defeitos como oferta pelo pecado. Colocava "a mão sobre a cabeça do animal da oferta pelo pecado, que... [seria] morto no lugar dos holocaustos".
(Levítico 4:29).
A culpa do pecador precisava ser transferida para o animal sem defeitos através da confissão do pecado e da imposição de mãos.
Isso simbolizava o ato de Cristo de tomar nossa culpa no Calvário; onde o que era sem pecado se fez pecado por nós (II Coríntios 5:21).
O animal a ser sacrificado tinha de ser morto e seu sangue derramado, pois apontava para o preço final que Cristo teria de sofrer na cruz.

5. PRA QUE O SANGUE?

"Sem derramamento de sangue não há perdão" (Hebreus 9:22).
O que acontecia no santuário do Velho Testamento apontava para o futuro, para o grande ato de salvação feito por Cristo.
Ao morrer por nossos pecados, Ele "por Seu próprio sangue,... entrou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção" por nós (verso 12).
Quando o sangue de Jesus foi derramado na cruz, "o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo" (Mateus 27:51).
Por causa do sacrifício de Jesus na cruz, os sacrifícios de animais não eram mais necessários.
Quando Jesus derramou Seu sangue na cruz, Ele estava oferecendo Sua vida perfeita como substituta por nossos pecados.
Quando o Pai e o Filho se separaram no Calvário, o Pai virou o rosto em angústia e o Filho morreu com o coração partido.
Deus o Filho entrou na História para tomar sobre Si toda a maldição do pecado e para demonstrar o quão trágico é a maldade.
Com isso, Ele poderia perdoar os pecadores sem contemporizar com o pecado.
Cristo estabeleceu "a paz pelo Seu sangue derramado na cruz"
(Colossenses 1:20

Nenhum comentário: