9 de jan. de 2010

Paz e Harmonia

Na Era Messiânica, inveja e competições pararão de existir, e no lugar delas haverá abundância de coisas boas e todos os tipos de gentilezas serão tão normais quanto a poeira.
Os homens não travarão ou se prepararão para guerra, como o profeta prenuncia, ". Uma Nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.” (Isaías 2:4).
Na Era Messiânica, todas as nações viverão pacificamente juntas.
Semelhantemente, pessoas de todas os níveis viverão juntas em harmonia.
O profeta comenta este fato alegoricamente quando diz, "O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará.
A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi.”
(Isaías 11:6-7).
Embora o Messias influencie e ensine toda humanidade, sua missão principal será trazer o povo judeu a DEUS.
Deste modo, o profeta diz, "Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, sem príncipe, sem sacrifício, sem coluna, sem estola sacerdotal ou ídolos do lar.
Depois tornarão os filhos de Israel e buscarão ao Eterno seu DEUS, e a Davi, seu rei; e nos últimos dias, tremendo se aproximarão do Eterno e de sua bondade"
(Oséias 3:4-5).
Igualmente lemos, "O meu servo Davi reinará sobre eles; todos eles terão um só pastor, andarão nos meus juízos, guardarão os meus estatutos e os observarão.” (Ezequiel 37:24).
Passo que a sociedade avança em direção a perfeição e o mundo se torna cada vez mais religioso, a principal ocupação da humanidade será conhecer a DEUS.
A verdade será revelada e o mundo inteiro reconhecerá que a Torá é o verdadeiro ensinamento de DEUS.
É o que o profeta quer dizer quando escreve, "...a terra se encherá de conhecimento do Eterno, como as águas cobrem o mar”
(Isaías 11:9).
Da mesma forma, toda a humanidade atingirá os níveis mais altos de Inspiração Divina sem qualquer dificuldade.
Embora o homem ainda tenha o livre arbítrio na Idade Messiânica, ele terá todo o incentivo para fazer o bem e seguir os ensinamentos de DEUS.
Será como se o poder do mal estivesse totalmente aniquilado.
É o que o profeta prenuncia, "porque está é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Eterno.
Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei...não ensinará jamais cada um ao seu irmão dizendo: conheça DEUS, porque todos Me conhecerão, desde o menor até o maior deles”
(Jeremias 31:33-34).
O profeta também diz em nome de DEUS, "Darei vos um coração novo, e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne” (Ezequiel 36:26), ou seja, a inclinação em direção ao bem estará tão fortalecida no homem que este não seguirá suas tentações físicas.
Pelo contrário, irá constantemente se fortalecer espiritualmente e andará em direção a servir a DEUS e seguir Sua Torá.
Este é o significado da promessa da Torá:
"E abrirá o Eterno, teu DEUS, teu coração e o coração de tua descendência, para amares ao Eterno, teu DEUS, com todo o coração e com toda tua alma, para que vivas” (Deuteronômio. 30:6).
O sistema de sacrifícios será restabelecido na Era Messiânica.
Porém, só será aceito o sacrifício de ação de graças, pois já que o coração do homem será circuncidado o desejo de pecar não mais existirá e os sacrifícios que serviam para se reconciliar e reparar o erro não serão necessários.
Conseqüentemente as únicas oração que existirão serão as de ação de graças.

Do livro: “The Handbook of Jewish Thought” (Vol. 2).
Publicado pela Maznaim.
Reimpresso com permissão.

Nenhum comentário: