9 de dez. de 2009

Igreja Episcopal nos EUA elege primeira bispa lésbica


A cidade de Los Angeles fez com que, pela primeira vez na História, a Igreja Episcopal tenha uma bispa assumidamente lésbica. A reverenda Mary Douglas Glasspool, de 55 anos, foi eleita para o posto no último fim de semana.
Grupos conservadores da Igreja Anglicana, que reúne 77 milhões de fiéis em todo o mundo e cujo braço nos EUA é a Igreja Episcopal, vêm manifestando forte oposição à ordenação de bispos homossexuais, segundo noticia nesta segunda-feira a rede CNN. Alguns líderes episcopais também se posicionaram de forma veemente contra a eleição de Mary Douglas.

A arcebispo de Canterbury, chefe da comunidade anglicana, emitiu uma nota no sábado afirmando que a eleição de Glasspool "levanta sérias questões não apenas para a Igreja Episcopal e para a sua posição na comunidade anglicana, mas também para todos os fiéis".
A eleição de Mary Douglas é a primeira após um período turbulento em que a Igreja Episcopal ameaçou se separar da comunidade anglicana.
A crise havia começado após a ordenação do bispo homossexual Gene Robinson, em New Hampshire, em 2004.
Desde então, os líderes episcopais fecharam um acordo com os anglicanos para suspender a nomeação de sacerdotes abertamente gays.
A eleição de Mary Douglas está sendo vista como um rompimento do acordo.
Antes de Mary Douglas, que está baseada em Baltimore, Diocese de Maryland, um candidato abertamente gay da Diocese de Minnesota acabou sendo derrotado por outro reverendo em eleição em outubro.

Fonte: Da Agência Globo


Um gay e uma lésbica estão entre os seis candidatos a ocupar o cargo de bispo da Diocese Episcopal de Los Angeles, que tem dois milhões de membros nos Estados Unidos.
O anúncio acontece após a Diocese Episcopal de Minnesota escolher uma sacerdotisa lésbica de Chicago para a comunidade.
Há 3 semanas, a Igreja Episcopal norte-americana reiterou que gays e lésbicas não podem ser ordenados bispos
A candidatura do reverendo John L. Kirkley e da cônega Mary Douglas Glasspool gerou críticas da ala mais conservadora da igreja.
O escolhido será anunciado durante a convenção anual da Diocese de Los Angeles que acontecerá em dezembro.
A Diocese de Los Angeles, que representa 70 mil religiosos em seis condados, é considerada uma das mais liberais do país.
O bispo que a representa, reverendo J. Jon Bruno, é um declarado defensor dos direitos dos homossexuais.
“Confirmo cada uma das candidaturas e estou encantado com a ampla diversidade que estas pessoas oferecem à diocese”, disse Bruno em um comunicado.

Nenhum comentário: