12 de dez. de 2009

A túnica especial


A túnica exterior era também chamada de capa, uma peça muito importante do vestuário, que se usava como um paletó ou blusão.
Essas capas eram tingidas de cores alegres ou listradas, e o tecido usado poderia ser um linho fino ou uma fazenda mais rústica.
Um homem que se prezasse não entraria no templo sem estar vestido com sua capa, que além de uma veste nobre, também era usada como cobertor.

Fonte: Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos

Jacó já era velho quando José nasceu e por isso além do bom caráter do garoto, ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos.
Jacó encontrava uma satisfação particular na companhia de José, cuja amabilidade e ideais o faziam tão diferente de seus irmãos.
Já que ele tinha 91 anos quando nasceu José, e Benjamin até este momento da história não havia nascido, ele considerava a José como o filho de sua velhice.
O tratamento preferencial a José chegou a seu ponto máximo com a túnica especial que seu pai lhe fez.
Jacó mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas e José quando a vestiu ficou maravilhado e foi correndo mostrar para os outros.
Esta túnica excitou a suspeita de que Jacó tinha o propósito de passar por alto a seus filhos maiores, sua intenção de conferir a primogenitura a José.
Naquele tempo a túnica era a parte principal do guarda roupa, e usualmente alcançava até o joelho, tinha mangas curtas, e uma só cor.
Más a túnica que José recebeu era bem superior às usuais: era provavelmente semelhante às usadas pelos membros da realeza, descendo até os tornozelos, com mangas compridas, e de varias cores.
Com esta túnica José andava como um príncipe e seus irmãos com suas túnicas curtas de cor pálida pareciam mendigos perto dele.
Não é de admirar que todos seus irmãos o odiassem?

V-4.
Por essas e outras a raiva dos irmãos crescia a cada dia.
Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.
Muitos pais que se encontram na situação de Jacó, atraídos mais por um filho que a outro, ao menos se esforçam em ocultar a preferência, que no mais íntimo de seu coração, provavelmente crêem plenamente ser justificada.
Mas com excessiva e visível parcialidade, Jacó mostrou sua preferência pública pelo filho de Raquel ao presenteá-lo com esta caríssima e principesca peça.
Você deve estar se perguntando se Jacó agiu corretamente em tudo isto, certo?
Será que ele se esqueceu dos problemas que o favoritismo tinha causado no lar dos seus pais?
Isto o havia separado de sua mãe, assim como o separaria de José.
Más é sempre mais fácil copiar a fraqueza dos pais do que seguir o exemplo de seus pontos fortes não é mesmo?
Porém você vai notar nesta história, que até mesmo a tolice do homem pode ser usada para que a soberana vontade de Deus seja executada.
Deus vai usar a raiva dos irmãos de José, como a de Esaú, para favorecer seu o plano.

Nosso Deus é tremendo!!!!!

Nenhum comentário: