23 de jun. de 2010

Jeremias

2:22 Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniqüidade está gravada diante de mim, diz o Senhor DEUS.

2:23 Como dizes logo:
Não estou contaminada nem andei após os baalins?
Vê o teu caminho no vale, conhece o que fizeste; dromedária ligeira és, que anda torcendo os seus caminhos.

2:24 Jumenta montês, acostumada ao deserto, que, conforme o desejo da sua alma, sorve o vento, quem a deteria no seu cio?
Todos os que a buscarem não se cansarão; no mês dela a acharão.

2:25 Evita que o teu pé ande descalço , e a tua garganta tenha sede.
Mas tu dizes:
Não há esperança; porque amo os estranhos, após eles andarei.

2:26 Como fica confundido o ladrão quando o apanham, assim se confundem os da casa de Israel; eles, os seus reis, os seus príncipes, e os seus sacerdotes, e os seus profetas,

2:27 Que dizem ao pau: Tu és meu pai; e a pedra:
Tu me geraste; porque me viraram as costas, e não o rosto; mas no tempo da sua angústia dirão:
Levanta-te, e livra-nos.

2:28 Onde, pois, estão os teus deuses, que fizeste para ti?
Que se levantem, se te podem livrar no tempo da tua angústia; porque os teus deuses, ó Judá, são tão numerosos como as tuas cidades.

2:29 Por que contendeis comigo?
Todos vós transgredistes contra mim, diz o SENHOR.

2:30 Em vão castiguei os vossos filhos; eles não aceitaram a correção; a vossa espada devorou os vossos profetas como um leão destruidor.

2:31 Oh geração!
Considerai vós a palavra do SENHOR:
Porventura tenho eu sido para Israel um deserto?
Ou uma terra da mais espessa escuridão?
Por que, pois, diz o meu povo:
Temos determinado; não viremos mais a ti?

2:32 Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.

2:33 Por que ornamentas o teu caminho, para buscares o amor?
Pois até as malignas ensinaste os teus caminhos.

2:34 Até nas orlas dos teus vestidos se achou o sangue das almas dos inocentes e necessitados; não cavei para achar, pois se vê em todas estas coisas.

2:35 E ainda dizes:
Eu estou inocente; certamente a sua ira se desviou de mim.
Eis que entrarei em juízo contigo, porquanto dizes:
Não pequei.

2:36 Por que te desvias tanto, mudando o teu caminho?
Também do Egito serás envergonhada, como foste envergonhada da Assíria.

2:37 Também daquele sairás com as mãos sobre a tua cabeça; porque o SENHOR rejeitou a tua confiança, e não prosperarás com eles.

3:1 ELES dizem:
Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela?
Não se poluirá de todo aquela terra?
Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.

3:2 Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não te prostituíste?
Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia.

3:3 Por isso foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha.

3:4 Ao menos desde agora não chamarás por mim, dizendo:
Pai meu, tu és o guia da minha mocidade?

3:5 Conservará ele para sempre a sua ira?
Ou a guardará continuamente?
Eis que tens falado e feito quantas maldades pudeste.

Nenhum comentário: