23 de jun. de 2010

Marcos

8:36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

8:37 Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?

8:38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

9:1 DIZIA-LHES também:
Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.

9:2 E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;

9:3 E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear.

9:4 E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.

9:5 E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus:
Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.

9:6 Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.

9:7 E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia:
Este é o meu filho amado; a ele ouvi.

9:8 E, tendo olhado em redor, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles.

9:9 E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dentre os mortos.

9:10 E eles retiveram o caso entre si, perguntando uns aos outros que seria aquilo, ressuscitar dentre os mortos.

9:11 E interrogaram-no, dizendo:
Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?

9:12 E, respondendo ele, disse-lhes:
Em verdade Elias virá primeiro, e todas as coisas restaurará; e, como está escrito do Filho do homem, que ele deva padecer muito e ser aviltado.

9:13 Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito.

9:14 E, quando se aproximou dos discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e alguns escribas que disputavam com eles.

9:15 E logo toda a multidão, vendo-o, ficou espantada e, correndo para ele, o saudaram.

9:16 E perguntou aos escribas:
Que é que discutis com eles?

9:17 E um da multidão, respondendo, disse:
Mestre, trouxe-te o meu filho,que tem um espírito mudo;
qanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.

9:19 E ele, respondendo-lhes, disse:
Ó geração incrédula!
Até quando estarei convosco?
Até quando vos sofrerei ainda?
Trazei-mo.

9:20 E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando.

9:21 E perguntou ao pai dele:
Quanto tempo há que lhe sucede isto?
E ele disse-lhe:
Desde a infância.

9:22 E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.

9:23 E Jesus disse-lhe:
Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.

9:24 E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse:
Eu creio, Senhor!
ajuda a minha incredulidade.

9:25 E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe:
Espírito mudo e surdo, eu te ordeno:
Sai dele, e não entres mais nele.

9:26 E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.

9:27 Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.

9:28 E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram a parte:
Por que o não pudemos nós expulsar?

9:29 E disse-lhes:
Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

9:30 E, tendo partido dali, caminharam pela Galiléia, e não queria que alguém o soubesse;

9:31 Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia:
O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele, ressuscitará ao terceiro dia.

9:32 Mas eles não entendiam esta palavra, e receavam interrogá-lo.

9:33 E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes:
Que estáveis vós discutindo pelo caminho?

9:34 Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior.

9:35 E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.

9:36 E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes:

9:37 Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou.

Nenhum comentário: