25 de nov. de 2009

Advogado é demitido por defender cristãos na China


O advogado Fan Yafeng, um dos mais influentes da China, foi despedido da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS em inglês), na última segunda-feira (2). O Instituto de Estudos Legais informou ao Dr. Fan, como é conhecido, não poderia mais trabalhar na CASS por “questões políticas”.

A ação foi drástica, mas não sem precedentes, pois o advogado tem trabalhado há anos em diversos casos de liberdade religiosa, incluindo a defesa de um pastor de igreja não registrada, Cai Zhuohua, em 2004.

A recente investida contra essas igrejas em Pequim tem causado preocupação naqueles que defendem a liberdade religiosa com base nos direitos humanos.

O Dr. Fan Yafeng é internacionalmente conhecido como um expert da constituição chinesa e um dos membros fundadores da Associação de Advogados de Defesa pelos Direitos dos Cristãos Chineses. Ele também serve como líder em uma igreja não registrada em Pequim.

Em 2005, ele foi convidado pela ChinaAid para visitar os Estados Unidos, juntamente com outros seis advogados. Recentemente, o Dr. Fan soube da terrível situação da igreja Linfen-Fushan, em Shanxi, cujos membros foram instruídos a contratar advogados para apressar o julgamento. Preocupado com a situação, colocou-se à disposição para auxiliar a igreja.

A associação ChinaAid suspeita que a demissão tenha acontecido por causa do envolvimento do pastor nesse caso. Essa ação foi ilegal e demonstra o aumento da repressão aos advogados que representam clientes com razões religiosas.

Nenhum comentário: