26 de nov. de 2009

O ESPÍRITO DA INIQUIDADE NO MINISTÉRIO CRISTÃO


2 Timóteo 3:1-9

“1 Saiba, porém, que nos últimos dias haverá momentos difíceis.
2 Os homens serão egoístas, gananciosos, soberbos, blasfemos, rebeldes com os pais, ingratos, iníquos,
3 sem afeto, implacáveis, mentirosos, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres do que de Deus;
5 manterão aparências de piedade, mas negarão a sua força interior.
Evite essas pessoas!
6 Entre esses encontram-se os que entram nas casas e cativam mulherzinhas cheias de pecados e possuídas por todo tipo de desejos,
7 que estão sempre aprendendo, mas não conseguem chegar ao conhecimento da verdade. 8 E assim como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, também esses se opõem à verdade; são homens de espírito corrupto e fé inconsistente.
9 Mas eles não irão longe, pois sua loucura será desmascarada diante de todos, como aconteceu com aqueles dois.”

É assustador o fato da Bíblia Sagrada ter sido escrita há quase dois milênios, por diversos escritores de diferentes níveis culturais, em épocas diferentes, e permanecer tão atualizada, tão bela, tão poética, tão harmônica nos seus dois testamentos que se completam.
Tal realidade confunde até os sábios deste nosso tempo, eles não entendem, e ficam procurando meios para questionar a autenticidade da Palavra de Deus.
Eles não sabem que a Bíblia não contem uma filosofia religiosa, ou um compêndio histórico da humanidade, mas ela é Viva, Eficaz, conforme nos ensina o autor da epístola aos Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e efizaz, e mais cortante do que qualqer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividr alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
” A Bíblia não é um mero livro contendo livros, meras letras, mas é a Palavra de Deus, por isto é tão atualizada, porque é Viva!
Diante destes fatos incontestáveis, a Bíblia nos aponta detalhadamente um perfil do caráter do homem dos nossos dias, conforme este texto de 2 Timóteo, onde Paulo escrevera aproximadamente no ano 64 d.C.
E já se passaram quase dois milênios, e agora o caráter dos homens do nosso tempo é desvendado com tanta clareza.
Importante saber que o próprio Senhor Jesus Cristo, já anunciara perspectivas sombrias para os últimos tempos: os falsos messias se multiplicam, desviando as pessoas do Caminho com doutrinas heréticas perversas (cf. Mt 24,4-5.24).
O apóstolo Paulo relembra esse aumento do mal que antecede o fim da história (cf. 2 Tessalonicenses 2:3-12) exortando os irmãos acerca da apostasia (literalmente rebelião).
Apostasia, este termo em grego (a·po·sta·sí·a) deriva do verbo a·fí·ste·mi, que significa literalmente "apartar-se de".
(2 Tessalonicenses 2:3) O substantivo tem o sentido de "deserção, abandono ou rebeldia".
(At 21:21 n.) No grego clássico, o substantivo era usado para referir-se à defecção política, e o verbo é evidentemente empregado neste sentido em Atos 5:37 a respeito de Judas, o galileu, que "arrastou" (a·pé·ste·se, forma de a·fí·ste·mi) seguidores. A Septuaginta grega usa o termo em Gênesis 14:4, com referência a uma rebelião assim.
No entanto, nas Escrituras Gregas Cristãs, é usado primariamente com respeito à defecção religiosa; um afastamento ou abandono da verdadeira causa, adoração e serviço de Deus, e, portanto, o abandono daquilo que a pessoa antes professava e uma deserção total de princípios ou da fé.
Os líderes religiosos de Jerusalém acusaram Paulo de tal apostasia contra a Lei mosaica.
Voltando ao texto básico de 2 Timóteo capitulo 3:1-7, Paulo escreve ao jovem Timóteo advertindo-o, mas sobretudo incentivando-o perseverar no Evangelho, a despeito do caráter do homem daqueles dias.
Isto serve de consolo e admoestação para que hoje venhamos também a perseverar na Doutrina do Evangelho, tendo Cristo Jesus como centro da nossa vida, a despeito da apostasia, do falso evangelho, e do caráter vil do homem, e dos males e das corrupções dos últimos dias os quais seriam dias difíceis, trabalhosos.
O Cristão não é um alienígena, ele é um Cidadão dos Céus, mas vive no mundo, um território hostil governado pelo "deus deste século" (veja João 17:14-18; 2 Coríntios 4:3-4).
O Jovem evangelista Timóteo teria que lidar com homens que rejeitaram a verdade de Deus para seguirem os desejos deste mundo.
Paulo faz uma lista de seus atributos, destacando seu egoísmo e seu "amor" para tudo aquilo que é contra a vontade de Deus (3:2-4).
Tais homens complicam a vida do servo fiel, pois não somente fazem o errado como também encorajam outros a rejeitarem a verdade.
Até parecendo ser espirituais, vemos muito deste tipo de fingimento na Casa de Deus, estes enganadores da boa fé, levam sua falsidade às casas dos mais fracos e daqueles que não conseguem distinguir a verdade da mentira (3:5-7).
Portanto, queremos destacar algumas palavras deste texto para descobrirmos quais são as características dos homens dos dias finais, iniciando aqui no verso 2 e Seguintes, quando Paulo diz que os homens seriam:

a. Egoístas. O vocábulo grego é philautoi cujo significado é, amantes de si mesmos, adoradores de si próprios;

b. Avarentos – um sujeito mesquinho, obcecado pelo dinheiro, que ama sua riqueza, investe muito pouco na obra de Deus e nos irmãos mais pobres da comunidade;

c. Jactanciosos – homens vaidosos; manifesta com arrogância alta opinião sobre si mesmo, orgulhoso.

d. Arrogantes – altivo, insolente, soberbo e presunçoso

e. Blasfemadores – vocábulo grego blasphemoi que significa “insulto ao sagrado”.

f. Desobediente aos pais – sem nenhum amor e apego à família, na frente dos pais eles fingem obediência, mas suas ações às ocultas só o referir já causa vergonha aos pais que confiam neles;

g. Ingratos – não reconhece o benefício que tem recebido, molesto, desagradável, enfim um homem mal agradecido;

h. Irreverentes – homem sem acatamento, sem respeito às coisas sagradas, profanos;

i. Desafeiçoados – No grego é astorgos, que siginifica: sem afeição natural”, “insociável, tosco”, feio, disforme, sem nenhum afeto natural, perdeu a ternura, o afeto, a amizade sincera, a dedicação;

j. Implacáveis – No grego é aspondos, uma pessoa que nunca se deixa persuadir, comportamento hostil, que não tem espírito perdoador, irreconciliáveis, inflexível, sem nenuma sensibilidade;

k. Caluniadores – vocábulo grego diaboloi – significa lançadores de contendas, diabos.
Você já viu a quantidade de fofocas no meio da comunhão?
Tais homens e mulheres fofoqueiros, são difamadores, desagregadores, maldizentes, traidores;

l. Sem domínio de si – são homens preciptados no agir e no falar;

m. Cruéis – vocábulo grego anêmeroi, significa selvagem, rude, bruto, individuo que tem prazer em fazer o mal prá ver os outros sofrerem, é desumano, atroz, bárbaro, sanguinolento.

n. Inimigos do bem – aqui o vocábulo grego é aphilagatos, que significa: aquele que se opõe a bondade.

o. Traidores – perigosos, aqueles que atraiçoam

p. Atrevidos – indivíduo insolente, irreverente,

q. Enfatuados – presumido, soberbo, arrogante, vaidoso;

r. Mais amigos dos prazeres que amigos de Deus – mais amigos dos deleites deste mundo do que amigos de Deus; recentemente convidei um casal de colegas de trabalho para irem comigo ao culto, a resposta deles foi: - nos convide para ir a um bar, mas não convide para ir a um culto evangélico;

s. Tendo forma de serem piedosos forma de piedade, vocábulo grego morphê, significa esboço, forma, em se tratando da parte superficial, enquanto na realidade do poder efetivo de Deus é rejeitada.
O Evangelho de Cristo não se tornou uma força regeneradora na experiência de vida de tais homens, pois suas conversões são apenas emocionais, não são verdadeiras.
A palavra “piedade” no grego, conforme Strongs é “eusebeia” que fala de fidelidade a DEUS, reverencia a DEUS.

Este e perfil do caráter dos homens dos últimos dias, em cujos caracteres ainda adcionamos mais a seguir:

6 “São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos”. Homens que vivem em prostituição, são compulsivos sexuais, eles não se contentam com a mulher da sua mocidade.

7 “Elas estão sempre aprendendo, mas nunca são capazes de chegar ao conhecimento da verdade”, A palavra ‘conhecimento’, vocábulo Grego epignosis significa: exato e claro conhecimento consciente; entendimento completo.

8 “Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses homens também resistem à verdade.
A mente deles é depravada; são reprovados quanto à fé”.
Segundo a lenda judaica, Janes e Jambres foram os chefes dos magos que se opuseram a Moisés na presença do Faraó (cf. Ex 7,8ss).

9 “Eles, porém, não irão longe; como no caso daqueles, sua insensatez se tornará evidente a todos”.
Os escândalos começaram a pipocar em todos os lugares no mundo inteiro.
Líderes envergonharão o Senhor nestes dias, mas eles serão expostos à vergonha pública.

Conclusão:

Depois de estudarmos o perfil dos homens dos últimos dias, concluímos que ao nos aproximarmos do fim dos tempos, veremos uma "grande apostasia daqueles que professavam serem cristãos"
Finalmente entra em cena na história da Igreja, a Grande Apostasia.
Essa apostasia literalmente abrirá a porta para o Anticristo entrar pela própria liderança da igreja cristã.
Em outras palavras, esses líderes cristãos que são descritos nos textos supracitados são aqueles que finalmente possibilitarão ao Anticristo entrar na cena mundial, eles serão arautos do anti-cristo.

Quero registrar aqui uma citação da porção de uma das notas de rodapé da Bíblia Anotada por Scofield original.
Encontra-se em 2 Timóteo 2-3: "Apostasia, Sumário: Apostasia, "afastamento", é o ato dos cristãos professos que deliberadamente rejeitam a verdade revelada com relação à divindade de Jesus Cristo.
Portanto, a apostasia difere do erro referente à verdade, que pode ser o resultado da ignorância (Atos 19:1-6), ou heresia, que pode ser devido ao laço de Satanás (2 Timóteo 2:25-26), ambos os quais podem existir com a verdadeira fé.
O apóstata é descrito com perfeição em 2 Timóteo 4:3-4.
Os apóstatas afastam-se da fé, mas não deixam de professar externamente que são cristãos (2 Timóteo 3:5)...." [The Scofield Reference Bible)

Estejamos atentos visto que o falso se parece muito com o verdadeiro a ponto de enganar-nos, o joio se parece muito com o trigo.
Que Deus tenha misericórdia de nós, e que o Espírito Santo nos ensine o Caminho da Verdade nestes tempos do fim.

Nenhum comentário: