26 de nov. de 2009

Confrontando a Mediocridade Espiritual



(Luiz Fontes )

Elias entra no cenário de uma profunda crise espiritual

Em Primeira Reis 17.1, diz: “Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acab-e: Tão certo como vive o SENHOR, DEUS de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra”.
Aqui, nesta passagem, vemos o profeta de DEUS penetrando com toda força nesta era de impiedade e mal; vemos Elias, o profeta de DEUS, mandado dos céus, para proclamar a palavra do juízo de DEUS.
Aqui, somos apresentados a este profeta, cuja raiz permanece na obscuridade. Precisamos fazer uma análise do seu nome, da sua terra e do seu estilo para descobrir alguns princípios espirituais que nos levarão à profundidade da vida que Elias ministrou, e o quanto isso toca o caráter do ministério que preparará o caminho para volta de CRISTO.
Seu nome

A primeira coisa que exige nossa atenção é o nome de Elias.
A palavra hebraica para "DEUS" no Antigo Testamento é Elohim, usada em alguns momentos na forma abreviada de El.
A palavra Jah é o termo usado para "Jeová".
Assim, no nome de Elias (Elijah) encontramos as palavras usadas para "DEUS" e "JEOVÁ".
Entre elas existe um pequeno “i” que, em hebraico, é uma referência ao pronome pessoal “meu”.
Colocando as palavras juntas, descobrimos que o significado do nome Elias é "Meu DEUS Jeová" ou "o SENHOR é o meu DEUS ".
Acabe e Jezabel estavam no controle da terra e o deus que eles adoravam era Baal. Mas, quando Elias entra em cena, seu próprio nome já fazia sua apresentação:
"Eu tenho um DEUS.
Seu nome: JEOVÁ. Ele é o único a quem sirvo e diante de quem me prostro".
O caráter de DEUS deve está impresso na vida daqueles que desejam ministrar DEUS nesse tempo.
O compromisso com DEUS deve ser o selo na vida daqueles que são chamados, vocacionados, preparados e enviados pelo ESPÍRITO SANTO.
Sua terra
O segundo ponto importante que precisamos estudar é o lugar de origem de Elias.
Ele era de Tisbé e, por isso, é chamado de "Elias”, o tesbita.
Lembre-se de que sabemos muito pouco sobre Tisbé, sendo que até sua localização não é exata.
No entanto, o texto indica claramente que ela ficava em Gileade, no norte da Transjordânia, isto é, do lado leste do rio Jordão.
A partir desta pista, os historiadores juntaram alguns fragmen-tos com o auxílio da pá dos arqueólogos.
Gileade era um lugar solitário e de vida ao ar livre, onde seus habitantes eram provavelmente rudes, queimados pelo sol, musculosos e fortes.
Nunca foi um lugar de educação, sofisticação e diploma-cia.
Era uma terra árida, e muitos acham que a aparência de Elias tinha muita relação com sua terra.
Seus hábitos beiravam o grosseiro e o áspero, o violento e o severo não muito diferente de outros personagens fortes que DEUS introduzira na cena em certos momentos da história de um mundo insuspeito.
Seu estilo

Lembre-se: o reino de Israel conhecera décadas de descrença, assassinatos, idolatria, impiedade e governantes degolado-res.
Como se não bastasse, o rei atual e sua parceira dominadora eram os piores da turma. Naquele instante, pisa no palco um profeta, vindo de lugar, só DEUS sabe onde; esse homem era um profeta com o selo de DEUS.
Ele não segue o protocolo, não se apresenta ou faz qualquer deferência à presença real. O homem não tem ne-nhuma sofisticação, educação ou treinamento, nem segue os modos da corte.
Ele simplesmente chega e anuncia:
"Tão certo como vive o SENHOR, DEUS de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra”.
Elias um homem cumprindo sua missão
Elias é um homem cumprindo uma missão, declarando-se como servo do "SENHOR, DEUS de Israel", enquanto à sua volta só existem evidências gritantes da adoração a Baal.
O que caracterizava a vida espiritual daquele povo, é o que vemos em nossos dias, isto é, um verdadeiro abandono às verdades centrais do Evangelho de CRISTO; o homem tomando o lugar de CRISTO no meio do Seu povo, roubando a centralidade de CRISTO na vida da Igreja.
Elias entra em cena sem preparar sua audiência para a mensagem que ele estava disposto a proclamar; ele faz um pronunciamento de maus presságios:
"Não haverá chuva nem mesmo orvalho por anos, a não ser que eu diga".
Suas palavras parecem até triviais, mas não se esqueça de que ele estava balançando o punho bem diante da cara do diabo.
DEUS deseja encontrar homens que sejam marcados pela beleza da humildade de CRISTO e de coragem diante do inimigo.
É com esse tipo de homens que DEUS conta para ser seus cooperadores diante de uma crise espiritual, onde o inimigo tem mantido o povo debaixo de um “ministério de engano” e de “mentiras”, onde muitos cristãos não sabem que estão perdendo o reino de CRISTO por escolherem viver uma vida que desagrada completamente a DEUS.
O que Elias diz é mais ou menos o seguinte:
“Com Baal ou sem Baal, pessoal, vocês não terão nada de chuva.
E, sem chuva, vocês não terão colheita.
Seu gado vai morrer.
As pessoas vão morrer.
É o fim da festa.
Irmãos em CRISTO, necessitamos de que DEUS envie sobre nós nesse tempo, Sua Palavra profética para nos colocar na centralidade do Evangelho de CRISTO.
Necessitamos que os nossos olhos sejam abertos quanto ao verdadeiro caráter e o sentido prático da vida da Igreja.
Precisamos ver que estamos vivendo a última fase da obra de DEUS.
Mas, a grande tragédia de nossos dias é que muitos dentro da vida da Igreja, não percebem a necessidade da realidade da vida cristã, porque estão em total cegueira espiritual.
Essas são as conseqüências que descrevem o estado de apostasia em que vivemos.
A unção que DEUS, pelo Seu ESPÍRITO, enviou sobre Elias foi para proclamar o Testemunho de DEUS.
A mensagem de DEUS nesses dias em que vivemos é uma mensagem que visa restaurar o testemunho de DEUS entre nós.
O que falta em muitas pregações, a despeito da homilética e da hermenêutica, é que elas não possuem o testemunho do caráter de DEUS.
Muitos pregam a Bíblia sem a expressão viva da Palavra de DEUS.
Irmãos graças a DEUS, porque ainda hoje encontramos pessoas que ficam na brecha, aquelas que ainda lutam para nos manter acordados.
Oremos para que DEUS em Seu infinito amor e graça desperte ainda mais esse ministério, que visa unicamente ministrar CRISTO, a Palavra Viva, para levar a Igreja a conhecer a centralidade do Evangelho de CRISTO e ser liberta da mediocridade espiritual em que ela está vivendo.
Necessitamos experimentar um toque profundo da palavra de DEUS.
Uma grande característica que vemos nesse ministério é que ele não ministrará a si próprio e sim, que ele ministrará a CRISTO.
A expressão de CRISTO é a grande característica do ministério do SENHOR nesta última fase da obra de DEUS. Assim, era o ministério na Igreja Primitiva.
Vamos analisar o ministério pastoral hoje em dia.
O que significa isso no aspecto prático do ministério?
Veja bem, pastor não é um ofício, ou título que alguém recebe, mas é CRISTO o bom Pastor, o grande Pastor e o supremo pastor, sendo processado e ministrado através da vida daqueles os quais Ele chama, vocaciona, prepara e envia.
Assim também é com os demais ministérios que encontramos para a edificação da Igreja do SENHOR JESUS, em Efésios 4.11.
Não é uma posição que alguém pode ter, mas é aquilo que CRISTO pode ser.
É CRISTO o Apóstolo, é CRISTO o Profeta, é CRISTO o Evangelista, é CRISTO o Pastor e Mestre.
Irmãos, Elias em si mesmo não era nada.
Mas este é o grande segredo!
Não ser nada!
Porque quanto mais temos de nós em nós, menos temos de CRISTO por meio de nós.
E quanto menos houver de nós em nós, mais haverá de CRISTO por meio de nós.
Paulo disse aos Efésios na capítulo 3 e o versículo 8:
“a mim o menor de todos os santos”.
Quando Paulo diz “menor”, ele usou a palavra grega “elachitosteros”, que significa: “o resultado do nada com o nada”. Isso tem que nos impressionar. Este é o caminho do mover de DEUS em nossos dias.
Que a graça de CRISTO JESUS nosso SENHOR nos inunde de Sua Palavra para que recebamos o SENHOR por meio do Seu falar a nós nesses dias.

Nenhum comentário: