26 de nov. de 2009

Você está Pedindo ou Mandando Fazer?


Mas então como devemos orar para Deus?
Muitas vezes estamos em situação de sofrimento.
Nessa situação temos que ter discernimento.
É difícil, muito difícil ter discernimento numa situação de sofrimento.
E quem sou eu para orientar como orar para Deus?
Eu sou pó como todos meus irmãos que me leem.
Mas eu tenho algumas dicas

1.Primeiro eu tento me acalmar através da oração, pois a intranquilidade é inimiga do discernimento cristão.
Abro a Bíblia no meu salmo preferido, o 91 Sob a Sombra do Altíssimo.
Oro até me acalmar.
Pode ser que eu consiga me acalmar em cinco minutos, pode ser que não.
Sem problema, se eu noto que não consigo me acalmar eu paro de orar e espero outro momento do dia mais calmo e propício.
2.Quando eu atinjo a calma de espírito através da leitura de um salmo, uma oração ou meu texto cristão preferido, eu começo a analisar o melhor possível minha situação. Será que estou sofrendo por algo que não devia?
Será que eu estou batendo de frente contra a vontade de Deus, desejando algo que Ele não quer para mim?
Eu fui derrotado ou estou apenas “me sentindo derrotado”?
Sim, existe uma grande diferença entre “ser derrotado” e “sentir-me derrotado”. Muitos se sentem derrotados e na verdade não enxergam a grande vitória que Deus colocou em suas vidas.
Vitórias como ter amigos sinceros, um lugar para morar, alguém com quem conversar, ter o que comer…viver em Cristo é uma enorme vitória!
Neste ponto da minha reflexão, eu já consegui visualizar se meu sofrimento tem realmente base ou não.
De repente, posso até chegar à conclusão que estou sofrendo sem motivo!
Descubro que minha angústia é porque não quero me submeter à vontade de Deus.
Estou lutando contra Ele.
E quando tomo consciência disso minha angústia e sofrimento se evaporam, no momento em que corrijo meus passos para andar junto com Deus e não contra o que Ele quer de mim.
Mas pode ser que não.
Pode ser que não sinta que meu sofrimento é causado porque estou indo contra a vontade de Deus.
E portanto sigo meu roteiro:
3.Se depois de analisar minha situação de dor, derrota, sofrimento, frustração ou tristeza, eu chego à conclusão de que não estou indo contra a vontade de Deus para minha vida, então eu posso pedir algo a Deus através da oração.
Outras vezes, estamos numa situação tão difícil e urgente que não há tempo para seguir os passos acima.
Então temos que orar imediatamente.
Mas eu nunca peço a Deus que revogue ou mesmo me explique o que passei.
O que eu passei, é da conta d’Ele e só Ele sabe o por que.
Tantas vezes eu esqueço de agradecer a Deus quando me abençoa com vitórias na minha vida, então não tenho direito de exigir explicações sobre o sofrimento imposto contra mim.
Eu simplesmente peço a Deus que me oriente sobre o que fazer em seguida!
Por exemplo, se eu fosse esse meu irmão que deseja voltar para São Paulo citado no artigo “Deus, Manda Tua Resposta Para Mim” eu oraria assim :
“Deus amado.
Eu sou Teu filho e parte da Tua igreja na terra.
Tenho procurado ser um bom cristão e respeitar a Tua palavra mesmo dentro de meus erros.
Sei que minha tendência é Te procurar no momento de minha tristeza e dor e esquecer de Te agradecer em oração quando tenho um momento de alegria e realização todos os dias da minha vida.
Eu tive muito e hoje não tenho nada.
Mas esse nada é muito para mim, por que o que eu tenho aqui ao meu lado tem mais valor do que tudo o que eu tinha em São Paulo.
Deus, és Todo-Poderoso e assim como me fizeste andar o caminho até aqui nesta cidade, também podes me fazer voltar para lá.
O principal eu já tenho e Lhe agradeço por isso: minha fé no Senhor continua forte, minha esposo não me abandonou quando tudo perdi, meus filhos são inteligentes e sadios, eu tenho um quarto onde morar mesmo de favor, mas é um teto.
E tenho o que comer sem passar necessidades.
Eu tenho uma família cristã e que me apoia e esse é um dos maiores tesouros que um mulher pode ter.
Peço perdão por ter considerado minha perda financeira como sendo uma derrota.
Na verdade foi uma vitória: minha esposo provou perante Deus que me ama mesmo eu estando numa situação de dificuldades financeiras.
São muitos as mulheres que podem afirmar isso de suas esposos?
Eu sou um priviliegiada.
Meus filhos jamais deixaram de ter o que comer e continuam fortes.
De hoje em diante, em vez de acordar triste e sofrendo eu abrirei meus olhos e antes de qualquer outra coisa eu agradecerei ao Senhor por mais um dia de vida ao lado da minha bela família, onde quer que eu esteja.
Se um dia eu voltar a acordar me sentindo deprimido, triste e derrotado, oro para que afaste esse sentimento negativo da minha vida, pois eu e minha família somos a prova da vitória em Cristo.
E quem é vitorioso, vive na alegria e não na tristeza.
Eu tenho uma FÉ imensa no Senhor e tiro esse peso, essas preocupações sobre o que vou comer amanhã e quem vai pagar as minhas contas, esse sofrimento, essa dor, essa frustração de meus ombros e coloco a decisão sobre minha vida e a vida de minha família em Tuas mãos.
Eu oro ao Senhor para que eu possa ser cada dia melhor, oro para que me abra as portas, os ouvidos e os olhos das pessoas aqui mesmo onde estou para que eu possa reconstruir minha vida onde o Senhor desejar que eu fique. “
Uma oração como essa é muito mais importante para Deus do que ficar orando cinco mil vezes por dia “Deus me isso ou aquilo”.
Isso não é uma oração, é uma tentativa de impor a Deus algo que talvez Ele não queira para nossas vidas.