25 de nov. de 2009

"O GLORIOSO PODER DA PALAVRA"


(Proverbios de Salomão 16 : 24)
Palavras suaves são como favos de mel, doces para a alma e saúde para o corpo.

Quão importante é sabermos trabalhar com as palavras.
Talvez, não tenhamos percebido, mas o mundo é movido pelo poder da palavra.
Se a palavra dita por um lider for construtiva, cheia de misericordia, bem intencionada e dita sob meditação, será uma palavra que irá gerar bons frutos, mas uma palavra dita sem refletir, sem exame, sem avaliação, egoísta, buscando o interesse próprio, certamente esta palavra sera nociva e poderá causar grandes danos.
As vezes é preferível usarmos as palavras dos sábios do que a nossa.
Esta foi a grande razão da vitória e da sabedoria de Salomão, suas palavras não eram segundo ao seu proprio entendimento, mas eram palavras meditadas e orientadas por Deus, eram palavras pesquisadas sobre os acontecimentos da vida, sobre os resultados e consequências de atitudes tomadas, por isso ele disse : As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada numa fornalha de barro, [purificada] sete vezes. ( Salmos 12:6 ).

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
Isso será saúde para o teu corpo ; e refrigério para os teus ossos.
( Proverbios 3 : 5-8 )
Que coisa tremenda Salomão está falando, ele está nos dizendo que Deus não nos transmite uma palavra se quer, sem antes esquadrinha-la, sem antes submete-la à uma acurada avaliação, sem refina-la, palavras brutas podem ferir-nos, mas palavras refinadas podem nos alimentar a alma e curar até mesmo o corpo.
Por isso precisamos adiquirir o entendimento de Deus e não seguirmos o nosso próprio entendimento.
Se assim o fizermos, ele endireitará o que está tortuoso em nossa caminhada.

Todos nós somos inteligentes, temos a capacidade de pensar, de raciocinar,mas o entendimento sobre Deus, somente o Espírito Santo pode nos revelar, por esta razão o Apóstolo Paulo nos recomenda em Romanos 12 : 1-2 :

Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Cada vez que nos apresentamos diante de Deus, não somente na igreja, mas em oração, lendo a sua palavra, estamos oferecendo um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, fazemos isto racionalmente, não perdemos a lucidez, mas conscientemente.
Paulo nos aconselha que acatemos a vontade divina e que procuremos entregar os nossos conceitos, a nossa mente a Deus, para que ele a molde com o seu entendimento, procurando assim transformar a nossa mente em uma mente espiritual e divina, para que possamos experimentar, qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Nenhum comentário: