30 de nov. de 2009

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.” (Malaquias 3 : 8 )


Costuma-se interpretar o verso acima como se o fato de não se dar o dízimo seja roubar a Deus, pois, teoricamente, 10% de nossas posses pertencem a Deus e deve ser, obrigatoriamente, devolvida.
Mas a Bíblia diz que tudo é de Deus e não só 10%.
“Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.”
(I Coríntios 10 : 26)
Logo roubar a Deus não tem a ver com não devolver uma parte de nossos bens, pois tudo o que temos(mesmo que não devolvamos nada) já pertence a Ele.
Na verdade o roubar a Deus tem a ver com o roubar ao próximo.
No contexto de Malaquias os roubados eram os levitas, as viúvas e os orfãos que legalmente tinham o direito de comer dos dízimos e que, não sendo o dízimo dado, ficavam sem ter o que comer:
“Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;”
(Deuteronômio 26 : 12)
Deus apenas toma as dores deles e diz que quem os rouba, está roubando a Ele.
Perceba que Deus não apenas cobra os dízimos e ofertas, como também diz para que eles seriam utilizados:
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.”
(Malaquias 3 : 10)
Nos dias de hoje não temos mais levitas e nem uma lei que nos obrigue a dar o dízimo para os pobres, por isso creio que o termo “roubar” não se aplique mais àquele que não dá o dízimo.
No entanto aquele que deixa de pagar um devedor seu para dar o dízimo pode ser chamado assim, pois está tomando posse do que não lhe pertence para supostamente doar a Alguém que já é dono de tudo e por isso não precisa.
“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.”
(Romanos 13 : 8 )
Passado o medo de ser chamado de ladrão, fica-se livre para doar movido pelo amor, sem quantias predefinidas e somente do que se tem.
“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.”
(II Coríntios 9 : 7)
“Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.”
(II Coríntios 8 : 12)

5 comentários:

pamela disse...

Minha filha você quer robar a Deus vc rouba, mas nao tenta distorcer a palavra de Deus...Pois quem coloca ou tira uma virgula do que esta escrito na palavra de Deus(biblia) está indo contra Ele...
Não tente usar outros versiculos para se desculpar... Tudo é Dele, mas do que vc ganhar Ele te pede 10% seu para ver sua fidelidade e sua confiança nele.

Unknown disse...

A Paz, Irmã! Sua interpretação sobre Malaquias (3:8) está correta. O Dizimo fazia parte da lei (Hebreus 7:5) e deveria ser recolhido apenas aos que faziam parte do Sacerdócio Levítico, o qual foi substituído pelo Sacerdócio de Cristo por ordem de Melquisedeque (Hebreus 7:11-12). E aqueles que são das obras da lei, infelizmente estão debaixo de maldição (Gálatas 3:10).

Unknown disse...

isso e conversa fiada sua jesus não precisa de 10 nem 20 para nada não, minha senhora a não c que o deus da senhora seja um deus pagam,,,respeita o deus que criou os céus e a terra, 100 precisar de dinheiro
.

Anônimo disse...

Obrigado pela contribuição de todos vocês..

Pr.Roberto Sampaio disse...

É lamentável como se pega a palavra maldição (Galatas 3;10)e lança sobre os que dizimam!!! paulo questiona o fato da lei fazer ponte para a salvação que é pela graça!não quero levantara a questão de dizimar ou não o que tenho observado sobre este assunto é que geralmente os que pensam desta forma sobre dizimar, depois nos lança ao inferno defendendo a "desigrejamento" e dizem que estamos perdidos ao pertencermos a uma instituição religiosa.Jesus expulsou os vendedores, mas não derrubou o templo, ensinava nele e ao expulsar os vendedores chamou aquele lugar de "casa de meu Pai!" e após realizou muitas curas trazendo para dentro do templo muitos aleijados, cegos...