25 de nov. de 2009

TRADIÇÃO CONSOLIDADA


Depois de sua morte, os companheiros do profeta Muhammad, preservaram a tradição de se reunirem na Mesquitas do Profeta para ensinar a sabedoria Islâmica a quem procurasse, a este respeito.

As Mesquitas congregam os homens a fim de cumprirem os preceitos divinos da oração. É o local onde os muçulmanos se congregam para realizar as suas orações diárias e para as orações de Sexta-feira.

O muçulmano não deve perder em nenhuma ocasião de orar em congregação, cada vez que tal ocasião se apresentar. A oração em congregação é uma brilhante demonstração da unidade de objetivo e ação, da piedade e humildade coletiva perante Deus, e solidariedade afetiva entre muçulmanos.

A congregação islâmica nas Mesquitas é uma resposta positiva aos problemas mais urgentes da humanidade, causados pela discriminação racial, os conflitos sociais e os preconceitos humanos.

No ofício islâmico, em congregação, não há reis e súditos, nem pobres e ricos, nem brancos e negros; não há primeira ou Segunda classe, nem bancos dianteiros ou traseiros, nem assentos reservados ou públicos. Todos os crentes ficam de pé e agem lado a lado, da maneira mais disciplinada e exemplar, longe de qualquer consideração mundana.

As orações prescritas ao muçulmano são em número de cinco, se não há possibilidade de realizá-las nas Mesquitas, podem ser efetuadas em qualquer lugar onde o fiel estiver quando a oração está no seu horário preceituado.

As Mesquitas organizam a vida espiritual e moral do homem de maneira a fornecer-lhe plenamente o alimento espiritual necessário à piedade e probidade à segurança e à paz. É nas Mesquitas que o Imam, através de seus sermões ''Khutba'', prega a obediência a Deus.

A lei islâmica ordena ao homem que faça o bem e rechace o que é repreensível; é também obrigatório para os muçulmanos incutir o bom comportamento a seus familiares e companheiros. Além das boas práticas que são mencionadas nos sermões do Imam há também a advertência para rejeição do repreensível.

É com razão que os muçulmanos não consideram o Islam apenas como um ideal abstrato destinado somente à oração imaterial. O Islam é um código de vida, uma força ativa que se manifesta em todos os campos da vida humana.

Assim sendo, a vida espiritual islâmica assenta em sólidos alicerces e rege-se por instruções divinas. O sistema espiritual do Islam é único na sua estrutura, funcionamento e finalidade.
Cada ação individual ou coletiva deve inspirar-se e guiar-se pela lei de Deus.
O Alcorão é o Livro Sagrado que Deus escolheu para os seus verdadeiros servos.
Portanto, para o muçulmano, orar coletivamente nas Mesquitas, qualquer que seja a oração prescrita, é mais meritório, que as orações isoladas ou individuais.

No entanto, segundo a crença islâmica, Deus preceituou as orações coletivas de Sexta feira até o Dia da Ressurreição.
O estabelecimento e a obrigatoriedade da Oração de Sexta-feira nas Mesquitas foram anunciados pelo Profeta Muhammad.

Nenhum comentário: