26 de nov. de 2009

Igreja Conscientiza sobre Perseguição

SOUTH BREWER, EUA, 26 de novembro de 2009

Eles não vão estacionar seus carros e caminhar com suas famílias para a igreja cristã Second Congregational Church, na South Main Street no domingo de manhã.
Eles vão estacionar algumas quadras longe da igreja, tendo certeza de que ninguém os está seguindo…Vestirão roupas simples: nada de ternos e vestidos chamativos que possam alertar a vizinhança.
Não podem carregar nada em suas roupas que os identifiquem como cristãos.
Mulheres: levar bolsas, nem pensar.
Eles não podem ficar em grandes grupos para não chamar a atenção dos moradores locais, vão circular discretamente sozinhos perto da igreja até que alguém abra a porta dos fundos bem devagar e avise que podem entrar.
Não entrarão todos juntos, mas em grupos de dois ou no máximo três pessoas aos poucos, até que todos estejam dentro da igreja.
Depois de entrar nessa igreja de 104 anos de idade, eles correrão imediatamente e em silêncio para o porão usando suas lanternas para iluminar o caminho.
Chegando ao porão da igreja, ele estará decorado como é decorada uma igreja doméstica na Eritréia (noroeste da África): com nada. Não há Bíblias, não há nada que possa indicar que se trata de um local de culto cristão.
Só estarão lá os crentes em Cristo e suas lanternas. Um membro da congregação ficará na porta da igreja, vigiando no caso em que a polícia venha invadir o local de culto e talvez prender os cristãos.
As orações serão feitas com extrema fé em Cristo, mas em voz baixa para não chamar a atenção dos vizinhos.
A igreja cristã da cidade de South Brewer, no estado de Maine (EUA) promoveu esse culto a Cristo às 4 horas da tarde, para marcar o Dia de Oração pela Igreja Perseguida que cai todo ano no dia 8 de novembro.
“Nós pensamos aqui nos Estados Unidos que uma igreja é um lugar que você pode ir quando quiser, ela sempre estará lá” disse o reverento Richard Hyman, pastor da igreja.
“As pessoas em outros países literalmente arriscam suas vidas para orar.
Nós queremos conscientizar nossa congregação sobre essa situação”.
A congregação escolheu fazer o culto a Deus de um modo similar àqueles que são feitos nas nações onde os cristãos são perseguidos. Um ano atrás, os crentes promoveram o culto como se estivessem no Irã. Pesquisaram com antecedência em sites cristãos na Internet como os iranianos promovem seus cultos a Cristo. Essa pesquisa serve também para manter a congregação bem informada sobre a realidade cristã e também a valorizar a liberdade religiosa existente no país onde vivemos.
A Eritréia é um país de 4.9 milhões de habitantes localizado à beira do Mar Vermelho, no noroeste da África.
Era parte da Etiópia, mas se tornou independente em 1991.
Embora sua Constituição declare que o país é uma democracia, só existe um partido político que controla tudo.
Em 2002, a Eritréia colocou fora da lei todos os grupos religiosos exceto os cristãos ortodoxos, católicos, luteranos e muçulmanos.
Desde então, de acordo com a Portas Abertas, uma organização internacional sem fins lucrativos que apoia a igreja perseguida em 45 paíese, muitos cristãos eritreus de diferentes denominações foram presos e torturados.
Em outubro de 2008, o governo promoveu prisões em massa que resultaram em 3.000 cristãos presos em delegacias de polícia, quartéis militares, containeres de metal e cadeias, segundo a Portas Abertas.
Nenhum desses cristãos foi acusado de algo ou teve acesso ao seu processo judicial. Quinze monges cristãos ortodoxos foram presos em julho, informou o escritório da Portas Abertas na Holanda, por causa de seus planos de divulgar a interferência do governo nos negócios da igreja.
Nenhuma informação sobre eles estava disponível até a semana passada.
Alguns membros da congregação terão papéis a cumprir, disse o reverendo Hyman.
Um será um homem cujo irmão, também cristão, desapareceu de repente.
Outro será uma mãe cujo filho foi obrigado a entrar no exército contra sua convicção religiosa.
“Nós temos os nomes dos cristãos que estão passando por esse tipo de situação e nós oraremos por eles”, disse o pastor, “mas nós estaremos fazendo algo que é ilegal em algumas parte do mundo.
Nossa congregação tentará passar um pouco por tudo o que eles passam”.
As informações sobre cristãos presos, seus nomes e as situações pelas quais passam são pesquisadas também na Internet, pela congregação dessa igreja nos EUA. Sugira ao seu pastor para fazer o mesmo em sua congregação, uma vez por ano no dia 8 de novembro: Dia de Oração pela Igreja Perseguida. Feche ou tampe as janelas do local de culto para que não entre luz, use sua imaginação e reproduza as condições pelas quais teus irmãos cristãos passam quando oram para Cristo.
Você pode encontrar informações sobre as igrejas e cristãos perseguidos aqui mesmo no Time de Cristo.
Se não encontrar o que busca, entre em contato através do formulário abaixo e teremos prazer em pesquisar para sua congregação.
Alguns membros da congregação terão papéis a cumprir, disse o reverendo Hyman. Um será um homem cujo irmão, também cristão, desapareceu de repente.
outro será uma mãe cujo filho foi obrigado a entrar no exército contra sua convicção religiosa.
“Nós temos os nomes dos cristãos que estão passando por esse tipo de situação e nós oraremos por eles”, disse o pastor, “mas nós estaremos fazendo algo que é ilegal em algumas parte do mundo. Nossa congregação tentará passar um pouco por tudo o que eles passam”.
As informações sobre cristãos presos, seus nomes e as situações pelas quais passam são pesquisadas também na Internet, pela congregação dessa igreja nos EUA.
Sugira ao seu pastor para fazer o mesmo em sua congregação, uma vez por ano no dia 8 de novembro: Dia de Oração pela Igreja Perseguida.
Feche ou tampe as janelas do local de culto para que não entre luz, use sua imaginação e reproduza as condições pelas quais teus irmãos cristãos passam quando oram para Cristo.
Você pode encontrar informações sobre as igrejas e cristãos perseguidos aqui mesmo no Time de Cristo.

Nenhum comentário: