21 de nov. de 2009

Paulo nos passa um grande ensinamento ele nos ensina sobre o não ter medo da mudança, a necessidade de enchegar o erro e mudar.
Paulo diz:"Deus tem compaixão de quem lhe apraz, e faz misericórdia a quem Ele quer aplicar misericórdia.
Isso, portantanto, não depende de quem quer, nem de quem corre, mas de Deus que se compadece."Rm 9, 15 .
E foi lá na estrada de Damasco que Jesus o esperava...
A Luz mudou o caminho de Paulo e ele rompeu barreiras, em seu sonho, em seus planos, teve ousadia e coragem de trilhar outros caminhos.
Novos caminhos.
E no meio de toda a transformação e descoberta de Paulo, Jesus diz pra Ananias: " esse homem é um instrumento que eu escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e aos povos de Israel.
Eu vou mostrar a Paulo quanto ele deve sofrer por causa do meu nome." At 9, 15-16

Percebemos aí que o Senhor se manifesta como e quando quer e nossa atitude deve ser de disponibilidade e abertura.
Por que eis que o Senhor faz nova todas as coisas, basta apenas crer, confiar e ACREDITAR!

Vamos aprender então como o Apóstolo Anunciador do Evangelho, o seu exemplo de graça e entrega, de disponibilidade ao projeto e à vontade do pai, sem medo, orgulho e vergonha.
Ter fidelidade e confiança em Deus para que nossa transformação seja feita!
Paulo permitiu sua transformação, vamos também nos permitir?
Como Paulo mesmo dizia: EU SEI EM QUEM ACREDITEI.
2Tm 1, 12
Vamos acreditar também!
ACREDITE nos planos do Senhor em sua vida e permita-se mudar, transformar!

Paulo e jesus

O Apóstolo não tinha ainda em mãos os evangelhos escritos.
Ele os trazia impressos na sua carne, marcada por toda sorte de sofrimentos (1Cor 11,21-29), a ponto de estar crucificado com Cristo (Gl 2,19), trazendo em seu corpo as marcas da paixão de Jesus (2Cor 4,10; Gl 6,17), e completando, no seu corpo, o que faltava das tribulações de Cristo
(Cl 1,24).
Assim ele podia dizer que “já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”
(Gl 2,20).
Pelos escritos dodo Apóstolo Paulo, nós verificamos também algumas diferenças entre o seu modo de anunciar e o modo como Jesus anunciava. Jesus anunciou a sua mensagem praticamente aos judeus, da Galiléia, pois segundo os sinóticos, Jesus só foi a Jerusalém para a Páscoa, quando foi crucificado e morto e depois ressuscitou.
Paulo, por sua vez, percorreu o império romano e foi a Roma (capital) como parte final da sua vida, onde sofreu a sua paixão.
Jesus falava em aramaico e anunciava o reino em parábolas, criadas a partir da observação atenta da vida simples do povo da roça e das aldeias. Paulo, ao contrário, embora também soubesse falar o aramaico, anunciou e escreveu em grego, porque seus ouvintes eram judeus da diáspora e pagãos que falavam a língua oficial da época.
Paulo também era um bom observador da vida cotidiana, porém usava as imagens sobretudo da vida e da cultura urbana, das grandes cidades.
Ele falava do atletismo, dos esportes, da construção civil, das paradas militares, das lutas nos estádios, da vida dos soldados, etc. Por isso, tentava inculturar a mensagem de Jesus de Nazaré (que viveu a maior parte do tempo na Galiléia) para o universo da cultura grega.

Nenhum comentário: