22 de nov. de 2009

"Não ligarás a boca ao boi que debulha. E Digno é o obreiro do seu salário." [1 Timóteo 5:18]

Precisamos todos compreender que Deus chama seus ministros para uma vida de serviço fiel - não de resultados tangíveis.
William Carey, o primeiro inglês dos tempos modernos a servir como missionário, trabalhou na Índia durante sete anos antes de tomar conhecimento de um primeiro convertido.
Mas somente Deus sabe quantos mais foram salvos sem que Carey tivesse tomado conhecimento.
E, desde aquele tempo, muitos outros homens deixaram suas casas confortáveis e bons empregos para partirem como missionários, somente para encontrarem frustração similar por causa da falta de "sucesso".
Mas quando a mensagem do Evangelho é proclamada por indivíduos que deixam sua luz brilhar diante dos homens (Mateus 5:16), os resultados são garantidos pelo próprio Deus!

"Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."
[Isaías 55:10-11

Portanto, se as igrejas ou indivíduos concordam em oferecer suporte a um missionário - possivelmente por que o Espírito Santo os motivou - isso na realidade é um contrato que, uma vez estabelecido, somente deve ser rompido em circunstâncias graves, tais como: (1) Pecado grosseiro ou desvio doutrinário por parte do missionário, ou (2) incapacidade financeira da igreja patrocinadora de manter o suporte. Quando decisões arbitrárias são feitas de descontinuar o suporte para que "um efeito maior" possa ser obtido por outro missionário "bem-sucedido", grande dano é feito aos homens de Deus e às suas famílias que estão lutando para superar os obstáculos e permanecer fiéis ao seu chamado

Você gostaria de ter seu pagamento cancelado sem qualquer notificação prévia, e sem qualquer razão espiritualmente justificável?
Acredito que não!
Muito provavelmente, você se sentiria muito ferido e ofendido
Exatamente como muitos missionários em todo o mundo se sentem hoje.
"Meus irmãos, não convém que isto se faça assim."
[Tiago 3:10]

Eu já disse isso antes em outros artigos e, se Deus quiser, continuarei a enfatizar o ponto que "resultados" não são um termômetro apropriado para um ministério. No dia de Pentecostes, estaríamos justificados a acreditar que a vasta maioria talvez até 100% das três mil profissões de fé foram o resultado do Espírito Santo e, portanto, genuínas.
Mas a prudência deve considerar que Satanás conseguiu semear um ou dois grãos de joio entre eles!
E, à medida que a Época da Igreja avançou, falsas profissões de fé só aumentaram até ao ponto em que a apostasia que está ocorrendo atualmente indica que a maioria não é genuína.

Lembre-se que o Senhor fez a pergunta retórica:
"Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?"
[Lucas 18:8] Assim, apenas pelo fato de alguém conseguir encher os bancos da igreja, isso não significa que todas aqueles indivíduos são verdadeiramente convertidos a Jesus Cristo.

Quando chegarmos ao céu e estivermos diante do Tribunal de Cristo, tenho a suspeita que veremos muitos ministros do Evangelho que foram considerados um fracasso por seus pares receberem um galardão maior do que muitos daqueles que foram vistos como excelentes. Exatamente como a totalidade da oferta da viúva pobre de Marcos 12:41-44 definiu o galardão dela, o seguinte princípio é aplicável:

"Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado.
E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá."
[Lucas 12:48;

A pessoa que recebeu uma educação deficiente e que é pouco articulada, mas que serve a Deus e colocou seu coração na proclamação da verdade do Evangelho pode esperar receber um grande galardão, mesmo que seu rebanho seja pequeno em número.
Enquanto isso, o erudito bíblico talentoso e bem-treinado em seminário, com um título de doutorado, que dá menos do que o melhor de si, ou usa métodos errados para obter "grandes resultados" irá, sem dúvidas, sofrer a perda de galardões.
Portanto, todos nós precisamos compreender que o padrão de Deus de avaliação para Seus servos é totalmente diferente do que é aplicado pelos homens falíveis.]

"Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo." [Lucas 6:38;

"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." [Atos 20:35;

Portanto, com ardente instância, recomendo que cada cristão individual "ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade" [1 Coríntios 16:2]

Nenhum comentário: