9 de nov. de 2009

Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus

E fizeres o que é reto diante dos Seus olhos, e deres ouvido aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois Eu sou o Senhor, que te sara.

Êxodo 15:26

Cristo fora o guia e mestre do antigo Israel, e ensinara-lhe que a saúde é o prêmio da obediência às leis divinas.
O grande Médico que curava os doentes da Palestina falara a Seu povo da coluna de nuvem, dizendo-lhe o que devia fazer, e o que Deus faria por ele.
“Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus”, disse, “e fizeres o que é reto diante dos Seus olhos, e deres ouvido aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois Eu sou o Senhor, que te sara” (Êx 15:26).
Cristo deu a Israel definidas instruções acerca de seus hábitos de vida, e assegurou-lhe:
“E o Senhor de ti desviará toda a enfermidade”
(Dt 7:15).
Quando cumpriam as condições, verificavam-se as promessas.
“Entre as suas tribos não houve um só enfermo” (Sl 105:37).

Essas lições são para nós.
Há condições que devem ser observadas por todos os que queiram conservar a saúde. Cumpre aprenderem todos quais são essas condições.
Deus não Se agrada da ignorância com respeito a Suas leis, sejam naturais, sejam espirituais.
Devemos ser coobreiros Seus, para restauração da saúde do corpo bem como da mente.

E devemos ensinar os outros a conservar e a recuperar a saúde.
Empregar para os doentes os remédios providos por Deus na natureza, bem como encaminhá-los Àquele que, unicamente, pode restaurar.
É nossa obra apresentar os doentes e sofredores a Cristo, nos braços de nossa fé. Devemos ensinar-lhes a crer no grande Médico.
Lançar mão de Sua promessa, e orar pela manifestação de Seu poder.
A própria essência do evangelho é restauração, e o Salvador quer que induzamos os enfermos, os desamparados e os aflitos a se apoderarem de Sua força.

Tomar o Seu jugo é uma das primeiras condições para receber-Lhe o poder.
A própria vida da igreja depende de sua fidelidade em cumprir a comissão do Senhor. Negligenciar essa obra certamente é convidar a fraqueza e a decadência espirituais. Onde não há ativo trabalho em benefício de outros, o amor diminui e definha a fé

Nenhum comentário: