9 de nov. de 2009

DE UR A CANAÃ - Abrão tinha uma chamada missionária

Lendo com atenção a história da chamada de Abrão, notamos que, no capítulo 11 do Gênesis, é Tera, seu pai quem sai de Ur e conduz a família em direção a Canaã.
Ora, como verificamos no capítulo 12, a chamada foi feita a Abrão, e não ao seu pai. Percebemos, pois, com relativa clareza, que, ao ser chamado, Abrão teve o cuidado de convencer toda a família a acompanhá-lo naquele desafio de Deus.
Deveriam deixar o conforto de suas residências fixas e partirem como nômades para uma terra desconhecida.
Portanto concluímos que Abrão deu-se ao trabalho de evangelizar toda a família, que o seguiu, confiante em um Deus que até então só Abrão conhecia.

No decurso da viagem chegam a Harã, cidade próspera, onde a família se deteve, ainda sob a liderança do chefe do clã, Tera, que por certo tinha em mente reorganizar as finanças, talvez já combalidas pela longa peregrinação.
É nos versículos 4 e 5 do capítulo 12 que percebemos a firme decisão de Abrão em prosseguir viagem conforme estipulado por Deus.
O destino da família estava muito além de Harã.
Canaã era o destino que Deus estabelecera.
Decide, pois, Abrão abandonar seu pai, até ali o líder da família, e prosseguir na chamada divina.
“E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.”

Abrão tinha uma chamada missionária, que consistia em conduzir sua família a Canaã, destino que Deus lhe propusera, e que desejava compartilhar com aqueles que o seguissem.
Todavia, os embaraços, os percalços, as dificuldades, forçaram a uma parada estratégica, que se prolongou indefinidamente para alguns dos que decidiram segui-lo.

Estamos desafiados por Deus a seguir para Canaã.
Muitos são os obstáculos que enfrentaremos nesta peregrinação.
O mundo, muitas vezes, nos proporá uma vantajosa desistência.
Há lugares especiais que nos convidam a interromper a caminhada, pela necessidade de recompor as finanças e repousar dos caminhos longos e maus que atravessamos.
Mas, como Abrão, não devemos jamais perder de vista que não é em Harã que está o nosso repouso.
Deus nos desafia a, mesmo cansados, mesmo combalidos, seguir viagem.
Canaã é o nosso destino.
Somente lá repousaremos em segurança.

Pr. Paulo Ferreira

Um comentário:

REAÇÃO JOVEM disse...

PAZ !!!

estive lendo seu post, mas em seu comentario foi colocado que o pai de Abrão Terá ficou em Harã, porém verifiquei com o discurso de Estevão em Atos, que relata que Abraão só saiu de Harã apos a morte de seu pai Terá.

Abraço