12 de nov. de 2009

Ore hoje por missões


Conheça um pouco sobre um dos países de fala portuguesa que necessita ser alcançado pelo Evangelho de Cristo, visto que sua população já se aproxima a 50% de muçulmanos:

GUINÉ BISSAU

Língua oficial – Português
Capital – Bissau
Forma de governo – República presidencial
Chefe de Estado – Presidente João Bernardo Vieira (falecido)
Chefe do Governo – Primeiro-ministro: Martinho Ndafa Cabi
Área – 36.125 km²
Número de habitantes – 1.442.029 (fonte : CIA 2006)
Densidade populacional – 41 habitantes por km²
Moeda – Franco CFA – BCEAO (até Maio de 1997 existia o Peso da Guiné-Bissau)
Independência – declarada por Portugal a 24 de Setembro de 1973, reconhecida a 10 e Setembro de 1974
Hino nacional – Esta é a Nossa Pátria Bem-amada

A bandeira de Guiné e seus significados

A listra vermelha relembra o trabalho, a luta e o sofrimento que o povo da Guiné-Bissau teve de padecer durante o tempo do colonialismo. Além disso, o vermelho significa também a guerra que o povo teve que travar para obter a independência.

O amarelo simboliza os frutos do trabalho e a colheita que asseguram o bem-estar.

O verde representa a natureza tropical e a esperança de um futuro feliz.

A estrela de cinco pontas é considerada como o símbolo de África e do seu povo, bem como da sua dignidade, paz e liberdade.

A bandeira da Guiné-Bissau foi oficialmente introduzida em 24 de Setembro de 1973.

População

Religião: aprox. 50% muçulmanos, aprox. 40% crenças indígenas, aprox.
10% cristãos

Grupos étnicos: Biafadas, Bijagos, Fulas, Mandingas, Manjacos, Mancanhas, Papeis, Brassa (Balanta)

Os símbolos são um importante recurso didático. Pensando na necessidade de fortalecer a visão e o compromisso dos cristãos com a obra missionária da evangelização, o missionário José Bernardo, líder da AMME Evangelizar, propôs esta bandeira para uso nas igrejas, missões, conferências, eventos evangelísticos e missionários, enfim, onde quer que a igreja precise ser lembrada de sua missão essencial: a evangelização.

Justificativa: Há muitas figuras que poderiam representar a obra missionária, mas a “água da vida” é, sem dúvida, uma das preferidas de Jesus.
“No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Jo 7:37,38.
Bem conectada às palavras de Jesus é a visão profética de Ezequiel que anunciava um tempo como esse, falando de um rio que saía do Templo e que, sem receber qualquer outro afluente, se tornava mais e mais caudaloso, curando tudo por onde passava, favorecendo a pesca e o crescimento de árvores frutíferas.
É daquela passagem a frase que bem pode resumir o significado da bandeira sugerida e lhe servir de divisa: “por onde quer que este rio passe, tudo viverá” Ez 47:9 [NVI]. Beber da água da vida que é a Palavra de Deus e se tornar uma fonte, fazendo fluir um rio de água que dá vida a outros, que por sua vez também engrossam as correntes desse rio – esta é uma completa descrição da obra que estamos realizando ao cumprir nossa missão de evangelizar.

Descrição: Uma bandeira deve ser simples, facilmente reconhecida e reproduzida.
A Bandeira de Missões atende as normas da vexilologia – matéria que estuda as bandeiras – e da heráldica.
1) Dimensões – 14 módulos de largura (altura) e 20 módulos de comprimento;
2) Desenho – verde com três listas onduladas largas amarelas; 3) Especificações – as listas ocupam os oito módulos centrais da altura, e formam um desenho infinito (os dois lados se completam).
O verde representa vida, o amarelo representa valor, as listas onduladas juntas representam o rio da vida, sendo três, as listas representam o tríplice compromisso do cristão com a obra missionária:
intercessão, doação e evangelização.

Na representação artística acima o desenho da bandeira aparece à frente de foto do Rio Madeira da ABN.

Nenhum comentário: