CIRCULO DE ORAÇÃO DE SOROCABA

CIRCULO DE ORAÇÃO DE SOROCABA
CIRCULO DE ORAÇÃO DE SOROCABA - SEDE

30 de abr de 2010

SÓ UMA COISA TE FALTA

“E Jesus, fitando-o, o amou e disse:
Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me”.
(Marcos 10:21)

A história deste homem é marcante.
Uma pessoa íntegra, que cumpria todos os seus compromissos religiosos e sociais e que ninguém o podia argüir para mostrar os seus erros.
No que podia ser visto pelos homens, seu proceder era perfeito, mas, apesar de seu bom procedimento, não tinha certeza da salvação.

Jesus inicio seu contato com ele afirmando que só Deus é bom e, de certa forma alimentando o seu ego, o evangelista registra que Jesus ao fitá-lo o amou e, só então é que o coloca em ‘xeque’ ao afirmar que só uma coisa lhe faltava.
Se víssemos somente esta cena poderíamos tirar várias lições:
1. Que as obras e nosso bom procedimento não são suficientes para a salvação;
2. A necessidade de abrir mão de tudo o que esteja ocupando o lugar de Deus em nosso coração;
3. A necessidade de ter um tesouro no céu (que só é comprado pelo sangue de Cristo); 4. E a necessidade de seguir a Jesus.
Estas são lições preciosíssimas mas se olharmos para Jesus e suas atitudes registradas no texto veremos que nesse diálogo Ele demonstrou sua humildade (v.18) e, nos versículos anteriores (vs. 12-16) disse que aquele que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.

A seguir Jesus afirma que o esvaziamento / renúncia é sacrificial e que aos homens é impossível, mas para Deus tudo é possível.
Ao que Pedro disse que eles tinham deixado tudo para seguir a Jesus ao que respondeu: “Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo da casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.”(vs.29,30)
Ele estava mostrando que mesmo que o homem abra mão de tudo Deus sempre lhe dará recompensas terrestre e que o sacrifício que o homem possa fazer pelo evangelho tem a sua paga e que só Deus é que faz o verdadeiro sacrifício
(veja os vs. 33, 34).

Uma outra lição que podemos tirar das atitudes de Jesus manifestado em seu diálogo com os irmãos João e Tiago é a confiança na soberania de Deus.
Notem: “...quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado.”(v.40) .
Jesus afirma a eleição eterna de Deus e deixa claro que não pode ser mudada, pois já foi definida na eternidade.

O que está faltando à você:
Humildade, renúncia ou confiança no designo de Deus?
Ache a resposta em sua vida e procure sanar tal falta obedecendo ao mandato de Jesus para ter um tesouro no céu e, então, siga o Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, no real sentido de seguir os Seus passos.

Pr. Sérgio Roberto Pinheiro Gomes

Nenhum comentário: