![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwSPNiB5mlL_FR2Or3K-O2cV7m-wFReuXN1IBPe16wk6s1ZPZSo6yEt_HIhnfVYpD2w-_petgCxgpOSUwAwYag9t0pbGZ53WhUQ-MfU2hbU0u2U-9Lnty_aN8KAfmGQPMkNZ3XhlK71Vg/s320/706bb222-74ba-4084-a4ad-e2a6fa8afc74.jpg)
A frase: Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos.
A Capela dos Ossos é uma das curiosidades deste grande monumento, sendo um dos ex-libris da cidade de Évora. A capela foi construída nos séculos XVI e XVII, no lugar do primitivo dormitório dos frades. A sua costrução partiu da iniciativa de três frades franciscanos que queriam proporcionar uma melhor reflexão acerca da brevidade da vida humana. A capela é constituída por ossadas provenientes das sepulturas da igreja do convento e de outras igrejas e cemitérios da cidade. As paredes e parte das abóbadas da capela estão revestidas de milhares de ossos humanos, que ilustram a ideia dos monges fundadores, expressa na frase que encima o pórtico da capela:
Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos.
A igreja é ainda rica em estatuária religiosa e pintura renascentista e barroca, patente nas capelas e demais dependências que chegaram aos nossos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário