13 de mar. de 2010

Curiosidades V

GALÁCIA
Nome de um distrito da Ásia Menor, limitado ao norte pela Bitínia, Paflagônia e o Ponto, a leste pelo Ponto e Capadócia, ao sul pela Capadócia e Licaônia e a oeste pela Frígia e pela Bítnia (At 16:6).
Em sua epístola, o apóstolo S. Pedro dirige-se aos estrangeiros disperso na Galácia e no Ponto.

GÁLATAS, EPÍSTOLA AOS
A Epístola aos Gálatas é uma carta destinada às igrejas da Galácia, dando a entender que existia certo número delas em diferentes partes daquele território.
Quais foram elas depende do sentido que se der ao termo Galácia.
Essa epístola foi escrita por S. Paulo (Gl 4:13) provavelmente enquanto viajava pelo Macedônia.

GALILÉIA
Em hebráico galiu, círculo, região.
Nome primitivo de um distrito situado na região montanhosa de Naftali (2 Rs 15:29). As vinte cidades que Salomão deu a Hirão estavam situadas na Galiléia.
Nessa região residiam muitos cananeus.
A expressão “Galiléia dos Gentios” (Is 9:1) queria dizer que a região assim chamada era habitada em grande parte por elementos estrangeiros.
A Galiléia tinha um clima excelente, úmido perto da costa marítima, quente no Vale do Jordão e brisa revigorante na parte montanhosa.
A terra era fértil e produzia grandes colheitas de oliva, trigo, cevada e uvas.
Os pescadores tinham o Mar da Galiléia como um grande recurso de riquezas, e também o mar produzia um grande comércio exportador.

GÊNESIS
Do grego Génesis, pelo latim Genese.
Uma palavra grega que significa origem, começo.
No livro do Gênesis, o primeiro livro do Velho Testamento, encontramos a narrativa da criação da terra.
Divide-se em três partes: a primeira é a história do universo em suas relações com a Divindade e introdução à história da humanidade (Gn 1-11); a segunda, o esboço da história da humanidade, antes de Abraão, expondo as relações entre Deus e a raça humana e a introdução à história do povo escolhido (Gn 12 – 28); e a terceira são a história do povo escolhido até a sua entrada no Egito.

GENESARÉ
Jardim de Hazor.
Região adjacente ao lago de Genesaré, do lado Ocidental, planície fértil, medindo 30 estádios de comprimento por 20 de largura (6.000 X 4.000 m.s), (Mt 14:34; Mc 6:53). Era regada por uma fonte chamada Cafarnaum e produzia nozes, palmeiras, figueiras, oliveiras e uvas. É quase certo que essa planície é a que hoje se chama el-Ghuweir, compreendida entre a praia e o norte de Magdal, lago de Genesaré ou Genesar.

GENTIOS
Esse nome designava todas as nações afora a nação judaica (Is 49:6; Rm 2:14; 3:29). Segundo a Bíblia, os judeus eram o povo escolhido por Deus; eles tinham uma religião sublime cuja verdade contrastava com as falsidades das demais religiões ou a dos gentios; leis sábias que impediam a corrupção dos costumes e a alteração das práticas religiosas, em contato com o paganismo.

GERAÇÃO
Cada grau de filiação de pai a filho.
Em hebraico Teledoth, palavra que não tem singular.
Nome de cada uma das sucessões de pessoas, procedentes de um tronco comum, (Gn 1:23).
As gerações duram enquanto vive um de seus membros.


GIBEOM
Que pertence a um monte.
Cidade principal dos heveus, povo de Canaã (Js 11:19).
A cidade de Gibeom ficava dentro dos limites da tribo de Benjamin, região total que juntamente com os subúrbios ficou pertencendo à família de Arão.

GIBEONITAS
Nome dos habitantes (2 Sm 21:1-4) de Gibeom.

GOLIAS
Exílio.
Gigante da cidade de Gate que foi morto por Davi (1Sm 17:1-58). Provavelmente ele pertencia à raça dos enacins.

GORDURA
Era proibido comer certas porções da gordura dos animais que tinham sido oferecidos em sacrifício, visto como, sendo a gordura a parte mais rica do animal, pertencia ao Senhor (Lv 3:3, 9:16, 17:7 3:23).
Outras partes da gordura de animais sacrificados e a gordura de outros animais, a não ser que eles tivessem morrido de doença ou houvessem sido despedaçados pelas feras, podiam ser comidas (Lv 7:24).
Os hebreus apreciavam muito as carnes gordas (1Rs 4:23; Jr 46:21; Lc 15:23).

GRANDE DRAGÃO, O
É o chamado também de Satanás (Ap 12:9).
Em grego, a palavra Satanás significa adversário.
Satanás não somente o inimigo de Deus fora do seu reino, mas também o adversário de Deus rebelando-se contra ele dentro do seu reino.

GRÉCIA
Nome de um país pequeno situado ao sudeste da Europa, famoso na história dos povos antigos, limitado ao norte pelas montanhas do Olimpo; ao sul pelo Mediterrâneo; a leste pelo Mar Egeu, que agora se chama Arquipélago e a oeste pelo Mar Jônio que atualmente faz parte do Mediterrâneo.
Sua posição geográfica lhe deu grandes vantagens no tempo em que o Mediterrâneo era a estrada principal da civilização.
Mencionada no Velho Testamento (Is 66:19) por seu nome hebraico Javan.

GREGOS
Nome que se dava aos judeus que falavam o grego para distingui-los dos outros que falavam aramaico (At 16:1) chamados hebreus.

Nenhum comentário: