1 de mar. de 2010

Deus ensina seu povo a se vestir com modéstia

Adão e Eva.
"Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam" (Gênesis 2:25).
Na sua inocência, antes de cometer o primeiro pecado, era normal para Adão e Eva estarem nus, mesmo andando no jardim na presença de Deus.
A mesma inocência é vista em criancinhas ainda não corruptas pelo pecado.
Mas, quando Adão e Eva conheceram a diferença entre o bem e o mal, ficaram envergonhados e imediatamente fizeram algum tipo de roupa mínima (Gênesis 3:7).
A palavra usada aqui sugere que fizeram alguma coisa que foi embrulhada no corpo, evidentemente escondendo as partes mais íntimas do corpo.
Mas Deus não aprovou esse tipo de roupa.
Ele lhes fez uma vestimenta de peles (Gênesis 3:21).
Essa palavra sugere um tipo de túnica.
William Wilson, em seus Estudos de Palavras no Antigo Testamento, diz que essa vestimenta era um tipo de roupa usado por homens e mulheres que, tipicamente, tinha mangas e caiu até os joelhos, raramente aos tornozelos.
O que podemos aprender desse primeiro caso?
Deus quer que homens e mulheres usem roupas.
Não somos como animais, que não sentem vergonha de sua nudez.
Podemos entender, também, que a vontade de Deus desde o princípio é que usemos vestimentas que cobrem o corpo, não meramente alguma coisa embrulhada no corpo para esconder as partes mais íntimas.
Cada servo de Deus precisa ser honesto e sincero aqui: as roupas de praia usadas hoje em dia seriam mais parecidas com as roupas que Deus fez, ou com as cintas que Adão e Eva fizeram?

Nenhum comentário: