6 de nov. de 2009

O que é monergismo?


Monergismo (regeneração monergística) é uma benção redentora adquirida por Cristo para aqueles que o Pai lhe deu (1Pe 1.3; Jo 6.37-39).
Ela comunica aquele poder na alma caída pela qual a pessoa que deve ser salva é eficazmente capacitada a responder ao chamado do evangelho (Jo 1.13).
Ela é aquele poder sobrenatural de Deus somente pelo qual nos é concedida a capacidade espiritual para cumprir as condições do pacto da graça; isto é, para apreender o Redentor por uma fé viva, para se achegar aos termos da salvação, se arrepender dos ídolos e amar a Deus e o Mediador supremamente.
O Espírito Santo, ao vivificar a alma, misericordiosamente capacita e inclina o eleito de Deus ao exercício espiritual da fé em Jesus Cristo.
Este processo é o meio pelo qual o Espírito nos traz à viva união com Ele.

Monergismo significa na teologia cristã a teoria de que o Espírito Santo sozinho pode atuar num ser humano e propiciar a conversão.

Em uma manifestação simplificada o monergismo afirma que a salvação emana toda ela de Deus, opondo-se ao sinergismo, o qual afirma que Deus atua parcialmente e que a totalidade da salvação também depende da vontade de cada ser humano para completar a obra divina e com isso unir-se a Deus de maneira deliberada.
Segundo o monergismo a um pecador é concedido o perdão quando da morte de Jesus e por isso estaria implícita a comunhão com o Cristo, e a fé em Jesus pelo Espírito Santo.
Assim, para uns a santificação viria instantaneamente, ou para outros como algo progressivo.
Mas segundo o monergismo a santificação advém inteiramente de Deus, dentro do conceito de graça irresistível.

9 comentários:

Jessé de Freitas Cunha disse...

MINHA IRMÃ, COM TODO RESPEITO, O MONERGISMO É SÓ MAIS UMA MÁSCARA PARA A PREDESTINAÇÃO, QUE ALIÁS NÃO TEM BASE BÍBLICA.
DEUS SEMPRE DEIXOU UMA ESCOLHA PARA O HOMEM, POIS ELE DEIXOU O LIVRE ARBÍTRIO.
DEUS ESCOLHEU JUDAS COMO OS DEMAIS, MAS FOI ELE QUE RESOLVEU TOMAR OUTRO CAMINHO.
DEUS NÃO QUER SERVOS ROBO, OU ZUMBI, ELE QUER ALGUÉM QUE O AME ESPONTÂNEAMENTE, POR ISSO ELE COMPROU A SALVAÇÃO, E OFERECE À TODOS.
É CLARO QUE ELE VAI INSISTIR PARA QUE O HOMEM O ACEITE, POIS ELE SABE QUE É A MELHOR ESCOLHA, MAS ELE NÃO SAI POR AÍ OBRIGANDO AS PESSOAS ACEITAR A SALVAÇÃO.
MESMO QUE A PESSOA ACHE QUE NÃO MEREÇA A SALVAÇÃO, ELE IRÁ TRABALHAR PARA MOSTRAR O SEU GRANDE AMOR, MAS ISSO NÃO EXCLUI A DECISÃO DO HOMEM, DE ACEITAR A SALVAÇÃO, OU REJEITÁ-LA.
É SÓ LEMBRAR O QUE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA: EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO. SE ALGUÉM OUVIR, E ABRIR A PORTA, ENTRAREI E CEAREI COM ELE.
DEUS É EDUCADO.
É VERDADE QUE ELE TEM PODER DE FORÇAR O HOMEM À SALVAÇÃO, MAS, ONDE FICA O SEU AMOR?

Kildenay Sales disse...

O amor Dele fica exatamente em nos dá a Salvação mesmo sem merecermos.
E quando Ele diz: és que estou a porta e bato , Ele diz:
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. João 15:16

também: Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de "muitos". Marcos 10:45
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Efésios 2:8
Quem é que na sua sã consciencia, recebe a Palavra do Senhor que diz: serás salvo por cristo Jesus, sabe que terá sofrimento eterno se for por outro caminho e , continua no caminho errado?
Ele está na porta e bate, Ele que nos dá o sopro da vida e nos capacita receber Dele a fé... Se fosse por nossa escolha, continuaríamos mortos, como somos antes de receber a vida que só Ele nos dá. Nascemos pecadores e surdos e cegos para as coisas do Senhor...Ele diz: Quem tem ouvidos que ouça.

bimkodezinho disse...

PARABÉNS MINHA IRMÃ, VC RESPONDEU MUITO BEM A ESTE QUESTIONAMENTO. ISTO MOSTRA O QUANTO É DEDICADA E CRE NA FÉ REFORMADA, QUE DEUS A ILUMINE SEMPRE COM SUA GRAÇA.

PS: Esta palavra é usada adequadamente apenas com referência ao plano de Deus ou a finalidade da salvação. A palavra grega traduzida como "predestinar" é encontrada apenas nestas seis passagens, At 4:28, Rm. 8:29, 30; 1 Co. 8:29, 30; 1 Co. 2:7; Ef. 2:7; Ef. 1:5, 11; e em todos elas, tem o mesmo significado. Ensinam que o decreto eterno, soberano, imutável e incondicional de Deus em "Determinar propósito" é que rege todos os eventos do universo criado.

bimkodezinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estefania Cardoso disse...

A grande verdade e que Deus faz do jeito que ele quer e como ele quer, na vida de cada um SINERGISMO OU MONERGISMO, ahhh isso nao importa pra mim que hoje vivo pela graca, somente pela graca e que bom que ele nunca desistiu de mim, bateu a porta e eu abri, nem o conhecia, so de ouvir falar, que bom que Jesus pagou o preco por nos e hoje podemos reconhecer isso, que bom que o Pai o ordenou essa missao e que bom que o Espirito Santo esta conosco todos os dias de nossas vidas, nos consolando.
E como ele queo estar sempre , do lado!

Irmaos, amemos uns aos outros como ele nos amou, vamos nos preocupar em ganhar mais vidas pra Cristo.

GRANDE ABRACO A TODOS.

Unknown disse...

Ohhh Graça Bendita!!! Eu me embrulharei para sempre nela!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A predestinação não tem base bíblica?

Rasguemos Romanos, rasguemos efésios...

Unknown disse...

A predestinação não tem base bíblica?

Rasguemos Romanos, rasguemos efésios...