13 de mar. de 2010

+ CURIOSIDADES

RAABE
1. Nome poético aplicado ao Egito (Sl 87: 4; 89:10; Js 30:7; 51:9). 2.
Nome de uma mulher prostituta que morava em Jericó e cuja habitação ficava sobre o muro da cidade (Js 2:1-24).
Ela recolheu em sua casa os homens enviados por Josué para explorar a cidade, os escondeu quando estavam em perigo de serem presos fazendo-os descer por uma corda muro abaixo por onde saíram para o campo israelita (Js 6:22-25; Hb 11:31; Tg 2:25), por ocasião da tomada de Jericó, Raabe e toda a sua família foram poupados e incorporados ao povo de Israel.

RABISCAR
Apanhar os grãos ou as espigas que os colhedores deixam atrás de si, ou também as uvas que ficam nas parreiras depois da vindima, (Jz 8:2; Rt 2:2; Is 17:6).
Em todo o benefício do estrangeiro, dos pobres, dos órfãos e da viúva, a lei ordenava, (Lv 19:9, 10, 23:22; Dt 24:19).
“Quando segares as messes do teu campo, não cortarás rés do chão o que está na superfície da terra, nem colherás as espigas que remanescem; nem da tua vinha colherás rabiscos, mas deixa-los-ás para que os apanhem os pobres e forasteiros”.

RAINHA
Diversas palavras na língua hebraica foram vertidas para “rainha”, significando a primeira delas uma soberana reinante como a rainha de Sabá (1 Rs 10:1), e também Vasti e Ester (Et 1:9 e 2:22).
A segunda (Ne 2:6; Sl 45:9) faz-nos supor que se trata da mulher que é esposa do rei.
A terceira (1 Rs 11:19; 2 Rs 10:13; Dn 5:10) etc. empregava-se com referência à rainha-mãe, que segundo o costume oriental exercia grande autoridade.

RAINHA DOS CÉUS
A deusa que as mulheres hebraicas adoravam, oferecendo-lhes bolos, fazendo libações e queimando incenso em sua honra (Jr 7:18; 44:17).
Era uma parte da adoração ao sol, à lua e às estrelas, a “todo o exército do céu” (2 Rs 17:16; Dt 4:19).

RAINHA DE SABÁ
Soberana reinante.
Fez uma visita ao rei Salomão umas das rainhas de Sabá, que tinha ouvido falar da “fama de Salomão, com respeito ao nome do Senhor” (1 Rs 10:1-13; 2 Cr 9:1-12), e a ela se refere Jesus (Mt 12:42).

RAIZ DE DAVI
Em Apocalipse 5:5 é dado a Cristo o título de “A raiz de Davi”.
Esse título significa que Cristo é a origem de Davi.
Em nosso conceito, Cristo nasceu de Davi, sendo desse modo, um descendente de Davi. Mas o que é dito que Cristo é a raiz de Davi, significando que Davi é proveniente de Cristo.
A Bíblia também diz que Cristo é o renovo de Davi (Jr 23:5).
Portanto, Ele é tanto a raiz como o renovo.
Em Isaias 11:1 e 10, vemos que Cristo também é um renovo e raiz de Jessé.

REBECA
Corda com laço; donzela cuja beleza prende os homens.
Nome de uma das filhas de Betuel (Gn 24).
Quando ela se aproximava do poço para tirar água levando o seu cântaro, apareceu-lhe o servo de Abraão que havia o mandado procurar uma mulher para seu filho Isaque e pediu-lhe de beber (Gn 25:20-26).
E ela não somente deu-lhe água, mas também se ofereceu para dar de beber aos seus camelos, sendo esse o sinal que o servo havia pedido em oração a Deus e teve certeza que Rebeca seria a esposa de seu senhor Isaque.

REDENÇÃO
Essa palavra é constantemente utilizada no Novo Testamento e significa ato ou efeito de redimir, justificar, salvar.
O sacrifício de Jesus Cristo sofrido na cruz e contado no Novo Testamento redimiu os homens pecadores.
Tomar novamente posse de uma pessoa ou coisa, reaver pela compra, tornar a alcançar um direito são atos que a lei mosaica regula “com muita particularidade.
A redenção de terras e casas, (Lv 25:23 e 29), de um israelita (Lv 25:48), e de uma propriedade votada ou consagrada a Deus, (Lv 27:9-27). No N.T, (Lc 1:68; 24:21, Rm 3:24; Ef 1:7; Tt 2:14; 1Pe 1:18), as idéias de redenção e remir do A.T.
surgirem são compra, (Gl 3:13; 4:5; Ap 5:9) e libertação”.

REDENTOR
Aquele que redime.
Nas Escrituras Sagradas refere-se a Jesus Cristo.

REGENERAÇÃO
É o ato pelo qual uma pessoa “renasce” espiritualmente.
Biblicamente, o batismo é considerado um “ato de regeneração”.
Porque por ele os pecados das pessoas são perdoados tornando-o renovado pelo Espírito Santo.
A palavra quer dizer estabelecimento do que estava destruído.
A humanidade está morta em seus delitos e pecados (Ef 2:1; Cl 2:13; 1 Tim 5:6).
Deus no seu amor quer salvar os homens não pelas obras de justiça, mas “pela lavagem da regeneração (Tt 3:4-5)” e da renovação do Espírito Santo.

REI DAVI
O segundo e o mais ilustre dos reis de Israel, conhecido como o homem segundo o coração de Deus (At 13: 22).

REIS, O PRIMEIRO E O SEGUNDO LIVRO DOS
Originalmente, no hebraico, um só livro.
Na vulgata estes dois livros chamam-se O Terceiro Livro dos Reis, e O Quarto Livro dos Reis.

RELÓGIO DE ACAZ
Nome de um instrumento que continha uma superfície graduada por meio de linhas e armado de um gnômom que projetava a sua sombra sobre as linhas, a medida que o sol avançava em seu curso ia indicando as horas.
O recuo da sombra no relógio de Acaz (2Rs 20:11) tem sido explicado por vários modos, motivado por um miraculoso movimento de reversão da terra ou pelo sol, pela refração dos raios solares ou por um eclipse solar.


RESSURREIÇÃO
Anástasis, égersis, levantar, erguer, surgir, sair de um local ou de uma situação para outra.
Latim resurrectio, o ato de ressurgir, voltar à vida, reanimar-se.
A ressurreição dos mortos como é compreendida nas Sagradas Escrituras, deve-se distinguir da ressuscitação ou restabelecimento da ordinária vida humana.
A ressuscitação é a restauração da vida que se deixou (1 Re 17:7-23; 2 Re 4:18-36; 2 Re 13:20, 21).
Ressurreição é a entrada num novo estado de existência.
O Senhor Jesus claramente ensinou uma ressurreição geral dos justos e injustos (Mt 22:23-33, Mc 12:18-27; Lc 20:27-38; Jo 5:28).
O testemunho apostólico foi sempre o argumento básico da ressurreição de Cristo (At 2:32; 3:15; At 10:41; 13:30); era o tema dos discursos dos apóstolos (At 4:2;33;17:18; 23:6).
Confirmar ao Senhor Jesus (Rm 10:9) e crer em Cristo ressuscitado são princípios de salvação.

RINS
Entre os povos simétricos eram os rins considerados a sede das emoções e o sentimento (Jó 16:13).
O estar impressionado explica a aplicação dada a esses órgãos em certos sacrifícios (Lv 3:4, 5;8:16): “A gordura dos de trigo” (Dt 32:14), segunda algumas versões é uma referência à forma e riqueza do grão.

ROBOÃO
Foi o filho de Salomão (1 Re 11:43).
Tinha 41 anos ao subir ao trono, foi o último rei sobre as doze tribos unidas, continuando a reinar sobre Judá depois da divisão.
Sua dura resposta ao povo, resultou na separação das 10 tribos, das de Judá e Benjamin, (1 Re 12).
Teve 18 mulheres (2 Crôn 4:21), 60 concubinas e gerou 88 filhos.

RODES
Nome de uma ilha nas costas da Cária ao sudoeste da Ásia Menor.
Tem cerca de 45 milhas de comprimento, e 20 milhas de largura, notável pelas grandes plantações de laranjas e cidrões.
Essa ilha estava no intercurso das grandes linhas dos navios costeiros e foi centro comercial de grande importância igual à Alexandria e Cartago.
A capital tem o mesmo nome da ilha que além de tudo se tornou famosa pelo seu colosso, um grande farol com cerca de 150 mil pés de altura levantado em 300 ou 288 anos a.C.
Rodes era semi-independente sob o governo romano.

ROMANOS
Pessoas nascidas no território do império ou que fizeram jus ao título de cidadão romano.
Pela lei pórcia, assim chamada por ter sido criada e posta em prática por P. Pórcio Laeca, tribuno do povo no ano 248 a.C.
Ficou estabelecido que nenhum magistrado tinha o direito de ligar com cadeias um cidadão romano.
Não se podia condenar à morte um cidadão romano senão pelo voto decisivo de todo o povo reunido em comitia centuriata, que era uma assembéia do povo, que votava por uma companhia de 100 soldados.

RÚBEN
Nome do filho mais velho de Jacó, o qual lhe nasceu de sua mulher Lia (Gn 29:32). Rúben manchou seu caráter por um ato clamorosamente desonesto, contratando por outro que muito abona os sentimentos humanitários de seu coração.
Foi ele quem livrou da morte ao seu irmão José, propondo que o lançassem em uma cisterna donde pretendia tirá-lo para o restituir ao seu pai aflito.

RUTE
Vistosa.
Nome de uma mulher moabita, casada primeiramente com Maalon de Belém, que foi com seus pais e irmão residir em Moabe por causa da fome que assolava a terra de Judá, os três homens morreram.
Rute abandonou a terra natal para acompanhar a sogra Noemi para a terra de Belém. Afeiçoando-se a Boaz, parente próximo de seu falecido marido, o qual casou-se com ela fazendo-a participante de todos os seus bens.
Tipicamente, Rute representa a Igreja, como a noiva gentia de Cristo, o Belemita que a resgatou.

Nenhum comentário: