1 de mar. de 2010

O Caráter Filosófico da Moda Mundana

O termo “mundo” pode ser definido como todo o sistema de filosofias e valores humanos que determinam como as coisas devem ser e acontecer na sociedade humana.
Esta Sociedade, por natureza secular (voltada prioritariamente para este tempo e século, com desprezo pela era vindoura), nunca foi um bom referencial para o crente, desde que não teme a Deus e nem usa a Sua Palavra como parâmetro de conduta.
Entre os vários setores do sistema mundano, encontra-se a moda, que é a arte ou técnica de confeccionar o vestuário humano.
A moda por natureza é volátil e descartável, por isso varia muitíssimo com o tempo, culturas, tendências, gosto, humor das pessoas e principalmente varia conforme o clima cultural e filosófico da época.
Uma cultura mergulhada numa filosofia licenciosa e hedonista, terá uma moda que refletirá está filosofia na forma da cultura do nudismo e de um vestuário voltado para a sedução e erotismo.
Portanto, a moda mundana envolve muitissímamente mais que uma questão de gosto e preferência pessoais.
De fato a moda do mundo, e especialmente, do mundo posmoderno de então, é a encarnação de uma filosofia que prega a total rebelião contra Deus e a sua Palavra.

Entre outras coisas, o vestuário de uma pessoa revela o quanto ela teme a Deus e o quanto a Palavra de Deus é realmente o seu referencial de conduta e vida ou, dizendo do modo clássico, o quanto a Bíblia é, não somente a sua única regra de fé, mais, também, e principalmente de prática. Lamentavelmente, para muitos ditos “cristãos” e “evangélicos”, os estilistas de moda é que servem de referencial, para o seu vestir. A maioria destes estilistas, senão todos, são verdadeiros filósofos pragmáticos da cultura e doutrina hedonista e nudista do posmodernismo, muitos deles são homossexuais que embora queiram ser como as mulheres, de fato as odeiam, porque elas lhe são concorrência quase invencível na conquista dos homens.
Por isso fazem sua moda para expor as mulheres ao ridículo.

É preciso ser cego, para não perceber quão ridícula é a moda feminina moderna.
Ela transforma a mulher num objeto vulgar e de curiosidade meramente animal, como numa loja de animais de estimação ou zoológico
Para os crentes pós-bíblicos e pós-cristãos, falar de vestuário tipicamente cristão, ou que faz tensão (choque) com o vestuário do mundo é ser legalista, anticultural, etc...Porém, a realidade é diferente, os tais crentes metidos a “moderninhos”, possivelmente, e digo isso com uma nota de lamento, pois a igreja do Senhor está inundada deles, possivelmente são meros crentes “professos” e “auto-enganados” que engrossarão a grande lista de evangélicos que comparecerão ao juízo final dos perdidos, conforme Mateus 7:21-23.

Nenhum comentário: