4 de mar. de 2010

OS MOABITAS



Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe.
Eram aparentados com os Hebreus, com os quais tiveram vários conflitos.
Foram combatidos e subjugados por Davi, rei de Israel.
Os Moabitas readquiriram a independencia depois do cisma das 12 tribos hebréias. Voltaram-se ao nomadismo e tempos depois Moab foi anexado como parte da provincía romana da Arábia.
Segundo a Biblia (Gênesis 19.30-38), deu-se origem o povo Moabita através de um incesto, promovido pela filha mais velha de Ló, Sobrinho de Abraão, logo após a destruição de Sodoma e Gomorra.
Depois de ser tirado de Sodoma pelos anjos, Ló não achou mais lugar para viver nas cidades, especialmente Zoar, e foi-se para as montanhas e habitou em uma caverna.
Sua filha mais velha em uma conversa com a sua irmã mais nova, disse que o pai, Ló, já era homem velho e não havia nenhum outro filho homem para dar continuidade na linhagem do pai, coisa que o povo da época, levava muito a sério.
Elas embebedaram o pai e as conceberam cada uma, um filho do próprio pai.
A mais velha gerou Moabe, origem do povo Moabita e a mais nova gerou Ben-Ami, patriarca do povo de Amom
Por ser Ló, sobrinho de Abraão, isso explica o porque dos Moabitas serem aparentados dos Hebreus, pois Abraão foi o patriarca do povo de Israel.
Na Pedra Moabita surge como M’b e em inscrições cuneiformes como Ma’aba, Ma’ab e Mu’aba.
Em textos hieroglíficos egípcios surge como Mib.
O nome parece ser uma combinação entre Mô (= min), “do” e ’ab, “pai”, sendo uma referência ao facto de o antepassado da tribo ter nascido de um incesto.
A nação dos moabitas.
Os descendentes de Moabe.
Os moabitas eram uma nação irmã dos amonitas (Gn 19:37, 38) e ambas tinham um parentesco distante com os Israelitas, uma vez que Ló, o pai de Moabe, era sobrinho de Abraão.
A tribo desenvolveu-se no sudeste da Transjordânia, onde Ló poderá ter vivido depois da destruição de Sodoma.
Depois que se tornaram fortes, expulsaram os emeus e ocuparam-lhes o país (Dt 2:9-11), desde o ribeiro de Zerede (Wâdi el-Hesa), que desagua no Mar Morto, na sua extremidade mais a sul, até “às planícies de Moabe” (Nm 22:1), que se situavam a nordeste do Mar Morto.
Contudo, pouco depois da chegada dos israelitas, Seom, um rei amorreu, tomou de Moabe o território a norte do Arnom (Wâdi el-Môjib) e estabeleceu a sua capital em Hesbom (cap. Nm 21:13, 26-30).
Moabe estendeu-se, depois, desde o Zerede até ao Arnom.
A historia dos moabitas é muito interessante, e nos leva até Moisés, chegando a Balaão, leiam a biblia, nela contém fatos interessantes e curiosos sobre os moabitas.

Nenhum comentário: