10 de mar. de 2010

"Vós sois o sal da terra.

O sal é um elemento de grande utilidade em nossas vidas.
Além de preservar e dar sabor aos alimentos, exerce em nosso organismo salutar influência para lhe manter o equilíbrio fisiológico.
A Química nos ensina que onde quer que o encontremos, seja na terra ou no mar, ele é sempre o mesmo: inalterado, inalterável.
Dotado de qualidades essencialmente conservadoras, mantém-se incorruptível, preservando, ainda, os corpos que com ele entram em contato.
O sal é elemento precioso, porém precisa ser usado na quantidade certa, com equilíbrio.
Colocar muito sal pode estragar o alimento, tornando-o impróprio para o consumo.
É o caso dos fanáticos, dos exagerados, aqueles que se distanciam da realidade, e que, em conseqüência, nada transmitem de útil.
Pior ainda, pode até contribuir para o afastamento de outras pessoas do ideal religioso, devido a sua maneira inadequada de proceder.
Empenham-se em pregar para os outros aquilo que elas mesmas ainda não conseguiram entender, e muito menos fazer.
Querem converter os outros, mostrar o caminho para os outros, mas, elas próprias, pelo modo como vivem, deixam transparecer que não sabem o que desejam ensinar. "Conhece-se a árvore pelos frutos que ela produz", ensinou-nos Jesus.
Conhecemos o cristão pelo seu modo de ser e de agir, e não por aquilo que ele fala.

"Se o sal perder sua força e tornar-se insípido, para mais nada presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens".
São as pessoas que cuidam mais da aparência, do que da essência.
Estão mais interessadas no que os outros pensam sobre elas, do que em sua real situação.
São os fariseus de todos os tempos, mais interessados em prestígio, destaque social, do que em atender o objetivo da vida que é a evolução espiritual.
" O Exterior, em muitas ocasiões, afeta unicamente os olhos.
Conteúdo alcança a reflexão.
A casa impressiona pelo feitio.
O interior, contudo, é que lhe decide o aproveitamento.
A máquina atrai pelo tipo.
A engrenagem, todavia é que lhe revela a função.
Exterior consegue enganar: um frasco indicando medicamento é capaz de trazer corrosivo.
Uma bolsa aparentemente inofensiva pode encerrar uma bomba.
A essência disso ou daquilo é ou não é".

Finalmente, vale refletir que quando Jesus compara os aprendizes do Evangelho ao sal, está nos conclamando ao trabalho de nossa transformação moral, afeiçoando-nos aos seus ensinos.
Ninguém dá o que não tem.
E ninguém tem realmente senão aquilo que é.
Para o discípulo de Jesus ser fator de preservação do bem, e contribuir para o progresso e desenvolvimento espiritual dos seus companheiros de jornada, naturalmente ele deverá ter desenvolvido, pelo menos uma boa parte desses valores em si próprio. Para a pessoa "fazer", ou "dizer", com autoridade é necessário "ser" alguém que já desenvolveu em si mesmo os valores que deseja incentivar nos outros.
Nesse sentido disse Paulo: Mesmo que eu fale a língua dos anjos, isto é, que fale maravilhosamente bem, expressando conceitos e verdades profundas, "se não tiver caridade", ou seja, se não tiver desenvolvido em si o equilíbrio, o amor, a compreensão, tais palavras serão inócuas, como um sino: apenas um som vazio que a nada leva.
Na página de Paulo, bastante conhecida e apreciada, fica claro que tudo o que ele faz, ou fala, só produzirá bons resultados, se for acompanhado de autoridade de quem já edificou em si os valores do bem.
O sal para produzir os efeitos de sal tem que ser sal de verdade ou seja, guardar as propriedades que lhe são próprias.
Assim também os discípulos de Jesus que desejamos ser.

Nenhum comentário: