4 de mar. de 2010

QUEM FOI O REI ABSALÃO?


Absalão foi o terceiro filho do Rei David, segundo o Antigo Testamento, era rebelde e tentou usurpar o trono de seu pai. No hebraico ‘Abshalôm e ‘Abîshalôm, “meu pai é paz”.
Sua mãe se chamava Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur (2Sm 3:3).
Era conhecido pela sua beleza (2Sm 14:25, 26).
Para vingar o crime cometido pelo seu meio-irmão Amnon contra a sua irmã Tamar ( que foi violentada por Amonon), ele matou Amnon fugindo para Gesur e ali ficou durante três anos com seu avô, o rei Talmai, rei de Gesur, para escapar a uma possível represália da parte de David (2Sm 13:1-39).
Após este tempo, Joab conseguiu obter permissão para ele voltar para Jerusalém.
Dois anos mais tarde ele reconciliou pai e filho (2Sm 14:1-33).
Pouco tempo depois Absalão começou a conspirar contra o seu pai a fim de obter o trono, e proclamou-se rei em Hebrom (2Sm 15:1-12).
Marchando contra Jerusalém, forçou David a fugir da capital e tomou posse do palácio real e do harém.
A batalha entre o exécito do rei David e o exército de seu filho Absalão, teve lugar no “bosque de Efraim”, algures em Gilead, provavelmente perto de Manaim.
As forças de Absalão foram severamente derrotadas e na confusão da batalha Absalão ficou preso pela cabeça nos ramos de uma árvore, ficando pendurado indefeso.
Enquanto nessa posição foi morto por Joabe contra a ordem explícita de David.
Foi enterrado como um criminoso numa grande cova na floresta, e uma grande pilha de pedras foi erigida sobre a sua sepultura (2Sm 17:24-2Sm 18:17).
Durante a sua vida Absalão erigiu para si um monumento, situado no “vale do rei” (2Sm 18:18), e, de acordo com Josefo (Ant. Vii. 10.3), ficava a cerca de 402 m de Jerusalém.
O agora denominado Tumulo de Absalão situado no vale de Cedron em Jerusalém é um monumento do período Helenístico

Um comentário:

rackel sylva disse...

nossa muito bem mais eu ñ tenho certeza com esta hitoria